UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Cidade do ES é a segunda mais poluída por microplástico no Brasil, aponta estudo

03/10/2024

Uma praia da cidade de Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo, é a segunda mais poluída por microplásticos de todo o Brasil. Ela ficou atrás apenas de Mongaguá, em São Paulo. Essa poluição se refere a partículas de plástico de até 5 milímetros consumidas pelos animais marinhos.
O estudo analisou as praias de Pontal do Sul e de Itaúnas. Segundo os resultados, a cada metro quadrado da Praia do Pontal do Sul, foram encontrados 44 pedacinhos de microplásticos, o que está acima da média do país, que é de 4,5 microplásticos por metro quadrado.
Entre o material mais encontrado pelos pesquisadores, foram identificados em maior quantidade pedaços de plástico duro e linhas de nylon.
O estudo foi divulgado pela ONG Sea Shepherd Brasil em parceria com o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP). Foi realizada uma análise a partir de amostras coletadas em cada uma das 306 praias visitadas em todo o Brasil.
Conforme o relatório, a poluição do oceano causada por plásticos é descrita pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um dos maiores problemas ambientais da história. Segundo o estudo, 100% das praias analisadas do Brasil contêm resíduos plásticos.
O plástico chegou até áreas mais afastadas da ação humana. Em 2023, cientistas e pesquisadores identificaram rochas que estão sendo formadas por plástico na Ilha da Trindade, um paraíso quase inabitado que fica a 1.140 quilômetros de Vitória, no Espírito Santo. Esta é a ilha brasileira mais distante do continente.
O novo estudo divulgado agora mostra também que microplásticos foram encontrados em 97% dos locais analisados. Do total de poluentes, 91% são plásticos, sendo 61% itens descartáveis, como tampas de garrafa. Entre os macros resíduos, o maior volume encontrado foi o de bitucas de cigarro.
A pesquisa foi divulgada na quinta-feira (19). Foram 16 meses de expedição, 7 mil quilômetros percorridos, 306 praias e 201 municípios visitados.

No Espírito Santo, 17 praias em 13 municípios foram analisadas pela pesquisa. Confira a lista: Praia das Falésias - Marataízes, Praia do Martins (Martinho) - Itapemirim, Praia do Aghá (Secreta) - Itapemirim, Praia do Além - Anchieta, Praia do Riacho - Guarapari, Praia do Ermitão - Guarapari, Praia Curva da Jurema - Vitória, Praia da Concha - Vila Velha, Praia da Capuba - Serra, Praia dos Padres - Aracruz, Praia do Coqueiral - Aracruz, Praia de Comboios - Aracruz, Praia do Pontal do Ipiranga - Linhares, Praia de Barra Seca - Linhares, Praia de Guriri - São Mateus, Pontal do Sul - Conceição da Barra e Itaúnas - Conceição da Barra.

A expedição seguiu uma metodologia científica rigorosa, seguindo o protocolo da Unep para a coleta de dados, com amostras analisadas em laboratório para identificar a origem dos microplásticos.
O estudo mapeou as regiões mais e menos afetadas pela poluição, destacando áreas críticas. Cidades do Sul e Sudeste estão entre as mais impactadas.
Embora o estudo apresente um ranking de praias e cidades mais poluídas, a presidente da Sea Shepard, Nathalie Gil, destacou que é importante considerar com cautela os resultados dessas análises mais focais, devido à menor representatividade do tamanho das amostras em algumas áreas.
"Esses dados fornecem uma fotografia indicativa relevante para gestores locais, ajudando a orientar ações de limpeza e preservação. Foi feita apenas uma leitura por praia. O estudo tem a intenção de mostrar uma fotografia nacional da situação dos resíduos no país e não tem a intenção de confirmar ranking de praias. Nossa intenção de mostrar os resultados em níveis de praias é para entender a variação máxima e mínima de cenários, e como estes são presentes em diversos estados do país e não isolados", pontuou.

Termine de ler esta reportagem clicando no g1

Novidades

Plástico reciclado vira armação de óculos para crianças no Rio de Janeiro

21/10/2025

Um projeto com comunidades de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e da cidade do Rio de Janeiro ...

Dinheiro jogado no lixo: Rio desperdiça 2,5 milhões de toneladas de recicláveis por ano, uma perda de R$ 2,6 bilhões

21/10/2025

O Rio desperdiça anualmente mais de 2,5 milhões de toneladas de materiais recicláveis. Os resíduos, ...

Programa do Inea já registrou mais de 500 espécies de aves silvestres nas reservas florestais do estado

21/10/2025

Um programa de educação ambiental conduzido pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) completa este...

Orcas são avistadas nas águas da Barra da Tijuca; grupo incluía um filhote

21/10/2025

Um grupo de cinco a seis orcas, entre elas um filhote recém-nascido, foi avistado neste fim de seman...

Como o homem que plantou uma floresta no bairro pode inspirar você?

21/10/2025

Olhando de cima, a diferença salta aos olhos. Onde antes se via uma faixa cinza cortando o tradicion...

Governo do Paraná tem vitória judicial contra a União sobre posse de área nas Cataratas do Iguaçu

21/10/2025

O TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) determinou na quarta-feira (15) que uma área de 1.0...