UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Chuva preta também é ácida e tóxica? Entenda como a fuligem ´muda´ a água que deve cair sobre cinco estados

17/09/2024

Depois de muitos dias consecutivos sem chuva, o Centro-Sul do país deve ter uma trégua com a chegada de uma frente fria. No entanto, com as incessantes queimadas pelo país, a expectativa é que a chuva seja preta.
➡️ O fenômeno deve ocorrer em São Paulo, Paraná, Santa Catarina, e em partes do Mato Grosso do Sul e do Rio de Janeiro. No Rio Grande do Sul, onde a frente fria chegou mais cedo, moradores já observaram a água da chuva escura. Além disso, também houve registro no Paraná.

O que é a chuva preta?

🔥 O país está em chamas. O mês de agosto foi o pior em número de incêndios no Brasil em dez anos, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
A pesquisadora do instituto que monitora a fumaça, Karla Longo, explica que o fogo consome a matéria orgânica (árvores, plantas) e, na queima, são liberados vários gases como dióxido de carbono, monóxido de carbono, dióxido de nitrogênio e outros compostos.
➡️ No entanto, o que vemos no céu são partículas restantes do que foi queimado, que é a fuligem. É ela que penetra as nuvens de chuva e faz com que a água fique escura.
"Essa camada cinza que estamos vendo são partículas, restos do que está queimando. A gente vê porque é uma quantidade grande, mas são muito pequenas e, por isso, ficam suspensas na atmosfera. Nesse ponto, elas se misturam à formação de nuvens e a chuva desce com esses restos." — Karla Longo, pesquisadora do Inpe.
Ou seja, a chuva é, basicamente, uma chuva de fuligem.

A chuva preta pode ser ácida?

🌧️ A chuva ácida acontece quando há uma grande quantidade de poluentes na atmosfera que, misturados com a água, podem se transformar em ácidos.
Segundo Karla Longo, a chuva preta não necessariamente é ácida. Isso porque a fuligem sozinha não alteraria a acidez da água. “O que estamos vendo nessa chuva preta é fuligem, partículas de matéria orgânica queimada. Isso não a torna ácida por si só”, explica.
➡️ O meteorologista Giovani Dolif, do Centro Nacional de Desastres Naturais (Cemaden), explica que a chuva poderia ficar ácida se em contato com poluentes que já estão na atmosfera.
“Os dióxidos de enxofre (SO2) e de nitrogênio (NO2) são poluentes que encontramos principalmente perto dos grandes centros. Eles, em contato com a água, ficam ácidos. Dependendo da quantidade dessas substâncias, a gente poderia ter uma chuva preta e ácida”, explica.
No entanto, ainda não dá para saber, exatamente, se a quantidade que há sobre as cidades onde pode ocorrer a chuva ácida pode mudar o PH da água. Isso porque a chuva deve ocorrer ao longo do fim de semana, até segunda-feira (16), o que pode alterar as concentrações.

Vem saber mais sobre a chuva preta clicando no g1

Novidades

Caixão é abandonado em lixão irregular na Zona Oeste do Rio

03/04/2025

Os moradores da Praça Mattathias dos Santos, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, reclamam do desp...

Parque Nacional do Itatiaia divulga primeiras pinturas rupestres descobertas no Rio

03/04/2025

O Parque Nacional do Itatiaia (PNI) revelou imagens inéditas de pinturas rupestres encontradas na re...

Jovens de mais de 40 países se reúnem em BH para discutir desafios ambientais antes da COP30

03/04/2025

Jovens de mais de 40 países se reúnem nesta semana em Belo Horizonte para discutir as mudanças climá...

Natura usa drones com IA para mapear e restaurar Amazônia

03/04/2025

A Natura, em parceria com a startup brasileira Bioverse e comunidades amazônidas ligadas à sua cadei...

Amazônia desponta como nova fronteira global do petróleo

03/04/2025

A Amazônia concentra grande parte das descobertas recentes de petróleo e gás natural do mundo, conso...

Quase metade dos brasileiros trocaria veículos à combustão por bicicletas elétricas

03/04/2025

Cada vez há mais pessoas no país optando pelas bicicletas em vez de carros, motos e ônibus como opçã...