UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Plataforma para crianças ensina sobre reciclagem de eletrônicos

12/09/2024

Com ​​3.541 pontos de recebimento de eletroeletrônicos e eletrodomésticos em 1.260 municípios, a ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos) é uma das entidades mais importantes para a gestão e a reciclagem de resíduos eletrônicos no Brasil. Buscando conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância do tema, a associação lança uma iniciativa de educação ambiental.
O “ABREE pra Educação” é a ​​plataforma educacional, com linguagem acessível, que traz um guia completo sobre o descarte correto e reciclagem dos equipamentos, além de diversas atividades interativas, como quizzes, adesivos e sugestões de brincadeiras. É o famoso “aprender brincando”, uma forma de introduzir a criança no universo da logística reversa de eletroeletrônicos sem chatice.
Para o projeto, a ABREE contou com a parceria de Iberê Thenório, do Manual do Mundo, um dos maiores canais de ciência e curiosidades do YouTube. Em seu quadro “BoraVê”, ele gravou todo o processo de reciclagem de eletroeletrônicos e eletrodomésticos. O vídeo, lançado a menos de 24 horas, já conta com mais de 100 mil visualizações e mais de 200 comentários.
“O Manual do Mundo é referência em tornar assuntos complexos em assuntos mais envolventes e divertidos. Essa parceria tem o objetivo de tornar mais acessível, mais palatável o assunto para as crianças e adolescentes”, afirma Marta Regina Fraga de Souza, da Comunicação e Marketing da Abree. Ela adianta que o “ABREE pra Educação” é o pontapé para muitas ações futuras a serem construídas com mais parceiros e mais escolas. A entidade espera desdobrar novas parcerias ao longo do tempo.
“Acreditamos que a educação ambiental é fundamental para formar adultos responsáveis e capazes de promover saúde, criatividade e respeito aos recursos naturais. Por isso, convidamos familiares, educadores e responsáveis a explorar nossos materiais e compartilhá-los com crianças e adolescentes, para juntos construirmos um futuro mais sustentável e consciente”, destaca Robson Esteves, Diretor-Presidente da ABREE.
Todos os materiais desenvolvidos pela equipe técnica da ABREE estão disponíveis no site da entidade, permitindo que conteúdos educativos e interativos complementem os currículos escolares de crianças e adolescentes.
“A realização desta iniciativa é essencial para avançarmos na cultura do descarte correto de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no Brasil. Como principal gerador de resíduos na América do Sul, contribuímos com 2,4 milhões de toneladas para o total global, segundo o último relatório da ONU. Portanto, a educação ambiental desempenha um papel extremamente importante para a conscientização sobre o descarte ambientalmente adequado. Com informações corretas e a adoção de hábitos mais sustentáveis, podemos contribuir consideravelmente para a preservação ambiental e o uso responsável dos recursos naturais”, explica o executivo.
A associação já havia lançado a websérie “Minuto ABREE” nas redes sociais, com seis episódios sobre a destinação ambientalmente adequada dos produtos. Além disso, a entidade realiza campanhas itinerantes de arrecadação por todo o país onde a população é estimulada e conscientizada sobre a importância de descartar corretamente os materiais conhecidos popularmente como “lixo eletrônico”.
Com as campanhas de arrecadação, só no primeiro semestre de 2024, a ABREE arrecadou mais de 37 toneladas de eletroeletrônicos e eletrodomésticos. “Conseguimos parcerias importantes com grandes cidades que nos ajudaram a arrecadar muitos eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Claro que a participação ativa dos munícipes foi fundamental para conquistarmos esse marco nestes seis meses. A destinação correta desse montante de resíduos, com certeza, fará a diferença no meio ambiente e todas as vantagens que a logística reversa traz para a população”, explica Helen Brito, gerente de relações institucionais da ABREE.

Fonte: CicloVivo

Novidades

Obras de contenção de encostas e enchentes no Rio tem cronograma acelerado por causa dos efeitos do El Niño

21/07/2026

Algumas das obras estruturais realizadas pela Prefeitura do Rio tiveram o cronograma acelerado como ...

Recife vai criar modelo de coleta e reciclagem de embalagens

21/07/2026

O Recife passa a ocupar uma posição estratégica na transição para a economia circular no Brasil. Uma...

Amazônia fecha 1º semestre com menor desmatamento em 10 anos

21/07/2026

Os alertas de desmatamento na Amazônia, no primeiro semestre de 2026, apontam para uma tendência ani...

Amazônia pode não se recuperar de seca do último El Niño mesmo após sete anos, diz estudo

21/07/2026

Dois anos após as secas históricas na amazônia, um novo El Niño volta a ameaçar a floresta. A mata n...