UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Com 68 mil focos de queimadas, Brasil tem pior mês de agosto desde 2010

03/09/2024

O Brasil registrou 68.635 focos de queimadas em agosto, de acordo com dados do "Programa Queimadas", do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
É o pior resultado para o mês desde 2010, quando 90.444 focos ativos foram detectados pelo satélite de referência do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Considerando os dados históricos coletados pelo Inpe desde 1998, os números do governo federal colocam o período como o quinto pior mês de agosto no total de focos de queimadas para o Brasil.
A taxa também mais que dobrou na comparação com o ano passado, quando o país teve 28.056 focos no mesmo período.
A média de queimadas para o mês é de 46.529 focos. Já o mínimo de focos registrado pelo Inpe aconteceu em 2013, quando cerca de 21 mil foram contabilizados em todo o país.
Ainda segundo o Inpe, mais de 80% desses focos ocorreram na Amazônia e no Cerrado.
Na Amazônia, a temporada de incêndios geralmente ocorre entre junho e outubro, mas fazendeiros, garimpeiros e grileiros derrubam a floresta e se preparam para queimá-la durante todo o ano.
E de acordo com o Programa Queimadas, o bioma registrou 65.667 focos de fogo desde janeiro até agora (1º setembro). O número representa um aumento de 104% quando comparado com o mesmo período do ano passado, quando 32.145 focos foram contados pelo instituto. Toda essa fumaça que cobre a floresta está viajando milhares de quilômetros.
E somente em agosto de 2024 (gráfico acima), o bioma registrou mais da metade de todos os focos do ano: 38.266.
Comparando à taxa do mesmo mês do ano passado (17.373), o número também representa um aumento 120%.
Ainda segundo dados do Inpe, 18.620 focos foram registrados no Cerrado desde 1º de agosto até o último sábado (31). A taxa representa mais que o dobro de focos quando comparada com o mês de agosto de 2023, quando 6.850 focos foram contabilizados.
O bioma também vem registrando altas taxas de desmatamento desde o ano passado, e desde o começo do ano já contabiliza 40.496 focos no total, um aumento de 70% quando comparado com o mesmo período de 2023 (no intervalo de 1º de janeiro até 31 agosto).

Fonte: g1

Novidades

Baía de Guanabara mais limpa: rede de esgoto começa a chegar ao Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio

10/03/2026

O cenário do Complexo da Maré — formado por 16 favelas — está em transformação, com um vaivém de ope...

Justiça condena três réus por contrabando de 18 girafas no Rio

10/03/2026

A Justiça Federal do Rio de Janeiro condenou três réus no caso da importação de 18 girafas da África...

Lado oculto da jaqueira: árvore invasora empobrece chão da Mata Atlântica e afeta sapos

10/03/2026

Espécies invasoras são uma das principais ameaças à biodiversidade no mundo. Ao se espalharem fora d...

Maior cafezal urbano do mundo, Instituto Biológico recebe novos pés para testar mudanças climáticas

10/03/2026

A maior plantação urbana de café do mundo, localizada na cidade de São Paulo, recebeu esta semana ce...

Nova espécie de perereca é descoberta em cidade de Minas Gerais

10/03/2026

Uma nova espécie de perereca descoberta no cerrado do noroeste de Minas Gerais reforça o que a ciênc...