UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Garrafas de Heineken viram anéis, chaveiros e peças para casa

03/09/2024

A Heineken está inovando quando o assunto é a circularidade das suas famosas garrafas verdes. Uma coleção chamada de Waste-to-Wear, algo como “Do lixo ao Uso”, foi lançada pela marca na África do Sul, ao mesmo tempo que as garrafas retornáveis chegaram ao país.
O projeto inovador transforma garrafas descartáveis em artigos para casa e outras peças elegantes, marcando um movimento significativo no compromisso da empresa em reduzir o desperdício, reaproveitando e dando outra vida ao material usado nas embalagens.
A coleção Waste-to-Wear é uma extensão da iniciativa Fields Green With Grass, Not Glass da Heineken África do Sul – traduzindo literalmente a ideia da companhia é ter áreas verdes com grama, não vidro. O projeto aborda duas questões críticas: reduzir o impacto ambiental e melhorar a estética urbana.
Locais que eram pontos críticos de descarte de garrafas, e ficavam tomados por vidro verde quebrado, são limpos e o material é encaminhado para a reciclagem e posterior produção das peças.
A primeira fase do projeto envolveu cinco áreas na Cidade do Cabo, Joanesburgo, Pretória e Durban, cobrindo mais de 5 mil metros quadrados. Além da coleta dos resíduos, as áreas receberam projetos de paisagismo com o plantio de plantas nativas, hortas e instalações de arte criativa, entregando para a comunidade espaços verdes e cheios de vida.
Em colaboração com a agência criativa Sonic State, a Heineken reaproveitou garrafas coletadas desses pontos críticos em uma variedade de itens impressionantes: 3 mil anéis, 3 mil medalhões e uma coleção exclusiva de utensílios domésticos, como jogos de jantar e uma luminária pendente inspirada na planta do lúpulo, um dos ingredientes da cerveja.
Cada peça reflete um design cuidadoso e consciência ambiental, demonstrando como o que era considerado lixo pode ser transformado em algo bonito e funcional.
O sucesso da campanha ‘Fields Green With Grass, Not Glass’ e do projeto ‘Waste-to-Wear’ ressalta o impacto do design criativo no tratamento de questões ambientais, com a transformação de resíduos em arte e utilidade.
A agência a agência criativa Sonic State recebeu foi premiada no conceituado New York Festivals Ad Awards pelo projeto. O comprometimento da Sonic State em expandir os limites do design criativo e da sustentabilidade pode servir de inspiração para outras iniciativas semelhantes.
Com o envolvimento de grandes empresas, como a Heineken, esses projetos ganham escala e chegam a um público cada vez maior, ajudando a conscientizar as pessoas a respeito da importância do descarte correto e da circularidade das embalagens. As pessoas que antes descartavam garrafas no chão, hoje tem no antigo lugar de descarte uma área verde, limpa e revitalizada.
Além disso, a transformação inesperada das garrafas em peças inovadoras, úteis e bonitas dá um outro significado ao que antes era visto como “lixo”, mostrando na prática as possibilidades de reaproveitamento e reciclagem de diversos materiais.

Fonte: CicloVivo

Novidades

Caixão é abandonado em lixão irregular na Zona Oeste do Rio

03/04/2025

Os moradores da Praça Mattathias dos Santos, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, reclamam do desp...

Parque Nacional do Itatiaia divulga primeiras pinturas rupestres descobertas no Rio

03/04/2025

O Parque Nacional do Itatiaia (PNI) revelou imagens inéditas de pinturas rupestres encontradas na re...

Jovens de mais de 40 países se reúnem em BH para discutir desafios ambientais antes da COP30

03/04/2025

Jovens de mais de 40 países se reúnem nesta semana em Belo Horizonte para discutir as mudanças climá...

Natura usa drones com IA para mapear e restaurar Amazônia

03/04/2025

A Natura, em parceria com a startup brasileira Bioverse e comunidades amazônidas ligadas à sua cadei...

Amazônia desponta como nova fronteira global do petróleo

03/04/2025

A Amazônia concentra grande parte das descobertas recentes de petróleo e gás natural do mundo, conso...

Quase metade dos brasileiros trocaria veículos à combustão por bicicletas elétricas

03/04/2025

Cada vez há mais pessoas no país optando pelas bicicletas em vez de carros, motos e ônibus como opçã...