UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Garrafas de Heineken viram anéis, chaveiros e peças para casa

03/09/2024

A Heineken está inovando quando o assunto é a circularidade das suas famosas garrafas verdes. Uma coleção chamada de Waste-to-Wear, algo como “Do lixo ao Uso”, foi lançada pela marca na África do Sul, ao mesmo tempo que as garrafas retornáveis chegaram ao país.
O projeto inovador transforma garrafas descartáveis em artigos para casa e outras peças elegantes, marcando um movimento significativo no compromisso da empresa em reduzir o desperdício, reaproveitando e dando outra vida ao material usado nas embalagens.
A coleção Waste-to-Wear é uma extensão da iniciativa Fields Green With Grass, Not Glass da Heineken África do Sul – traduzindo literalmente a ideia da companhia é ter áreas verdes com grama, não vidro. O projeto aborda duas questões críticas: reduzir o impacto ambiental e melhorar a estética urbana.
Locais que eram pontos críticos de descarte de garrafas, e ficavam tomados por vidro verde quebrado, são limpos e o material é encaminhado para a reciclagem e posterior produção das peças.
A primeira fase do projeto envolveu cinco áreas na Cidade do Cabo, Joanesburgo, Pretória e Durban, cobrindo mais de 5 mil metros quadrados. Além da coleta dos resíduos, as áreas receberam projetos de paisagismo com o plantio de plantas nativas, hortas e instalações de arte criativa, entregando para a comunidade espaços verdes e cheios de vida.
Em colaboração com a agência criativa Sonic State, a Heineken reaproveitou garrafas coletadas desses pontos críticos em uma variedade de itens impressionantes: 3 mil anéis, 3 mil medalhões e uma coleção exclusiva de utensílios domésticos, como jogos de jantar e uma luminária pendente inspirada na planta do lúpulo, um dos ingredientes da cerveja.
Cada peça reflete um design cuidadoso e consciência ambiental, demonstrando como o que era considerado lixo pode ser transformado em algo bonito e funcional.
O sucesso da campanha ‘Fields Green With Grass, Not Glass’ e do projeto ‘Waste-to-Wear’ ressalta o impacto do design criativo no tratamento de questões ambientais, com a transformação de resíduos em arte e utilidade.
A agência a agência criativa Sonic State recebeu foi premiada no conceituado New York Festivals Ad Awards pelo projeto. O comprometimento da Sonic State em expandir os limites do design criativo e da sustentabilidade pode servir de inspiração para outras iniciativas semelhantes.
Com o envolvimento de grandes empresas, como a Heineken, esses projetos ganham escala e chegam a um público cada vez maior, ajudando a conscientizar as pessoas a respeito da importância do descarte correto e da circularidade das embalagens. As pessoas que antes descartavam garrafas no chão, hoje tem no antigo lugar de descarte uma área verde, limpa e revitalizada.
Além disso, a transformação inesperada das garrafas em peças inovadoras, úteis e bonitas dá um outro significado ao que antes era visto como “lixo”, mostrando na prática as possibilidades de reaproveitamento e reciclagem de diversos materiais.

Fonte: CicloVivo

Novidades

Amazônia negra será protagonista no desfile da Mangueira

05/02/2026

"Chamei o povo daqui, juntei o povo de lá / Na Estação Primeira do Amapá". Os versos do samba da Man...

Camarões mortos são encontrados às margens do rio Tietê no interior de SP

05/02/2026

Centenas de camarões de água doce foram encontrados mortos às margens do rio Tietê no interior de Sã...

Catadores recolhem mais de 4 toneladas de resíduos no Dia de Iemanjá

05/02/2026

A celebração do Dia de Iemanjá é uma das datas mais esperadas do Bairro do Rio Vermelho, em Salvador...

Peixe-boi ameaçado de extinção que vive no litoral de Sergipe já sobreviveu a mais de 30 acidentes

05/02/2026

O peixe-boi Astro, de 34 anos, que vive no litoral de Sergipe, já sobreviveu a mais de 30 acidentes ...

Mudanças climáticas ameaçam o futuro dos Jogos Olímpicos de Inverno

05/02/2026

Você já imaginou que o futuro dos Jogos Olímpicos de Inverno pode estar ameaçado? Quem levanta esse ...

Os animais que realizam trabalhos que nem humanos ou robôs conseguem

05/02/2026

"Eles conseguem vasculhar uma área do tamanho de uma quadra de tênis em cerca de 20 minutos, enquant...