UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
500 mil casas do Minha Casa, Minha Vida terão energia solar

02/07/2024

O governo federal acaba de lançar o programa “Luz Para Todos Minha Casa Minha Vida” – uma junção do programa de eletrificação a áreas remotas e do programa habitacional. O elo é marcado pelo incentivo à energia limpa e renovável: 500 mil unidades residenciais em todo o país receberão placas solares.
A novidade no programa Minha Casa Minha Vida já havia sido anunciada em 2023 sem muitos detalhes. Na última sexta-feira (28), uma cerimônia em Belo Horizonte, Minas Gerais, com a presença de ministros e do presidente da república selou de fato a iniciativa.
“Com a assinatura do decreto “Luz para Todos do Programa Minha Casa, Minha Vida”, estamos dando mais um passo na direção de um Brasil mais justo e sustentável”, afirmou o presidente Lula.
Para a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), o decreto representa um grande avanço para a democratização do acesso à energia elétrica limpa, renovável e competitiva para os consumidores de baixa renda, reforçando a sustentabilidade e contribuindo para a justiça social.
Na ocasião, foi anunciado o contrato assinado com a Caixa para a construção das primeiras 1.099 unidades em Belo Horizonte do novo Minha Casa Minha Vida, já com painéis solares para geração de energia solar. No total, segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, há previsão de instalação de placas solares em 16 mil unidades residenciais distribuídas em 40 municípios de Minas Gerais.
Além de fortalecer a transição energética para fontes limpas e renováveis, a iniciativa tem como foco reduzir os gastos das famílias com a conta de luz. Em uma atuação coordenada, o governo pretende lançar ações voltadas principalmente para famílias de baixa renda do Minha Casa, Minha Vida, prioritariamente na faixa 1 (urbanos e rurais), podendo também se estender para a faixa 2, em casos específicos.
“Cada real que uma família de baixa renda deixar de gastar para pagar a conta de luz no final do mês poderá ser usado para melhorar sua alimentação, saúde, educação, transporte e qualidade de vida. Isso faz muita diferença na vida das pessoas”, afirma Rodrigo Sauaia, Ceo da Absolar. “A inclusão da geração própria solar no programa habitacional é um grande avanço em prol de mais equilíbrio e justiça social no país”, completa.
O decreto dará mais acesso à energia solar, tanto com a instalação de painéis solares nas casas, quanto com a compensação de energia produzida em unidades remotas, as chamadas fazendas solares. A estimativa é atender 500 mil unidades habitacionais até 2027, com um investimento estimado em R$ 3 bilhões para a compra e instalação dos painéis solares.

Fonte: CicloVivo

Novidades

Sob El Niño, primavera deve ter calor, seca e tempestades severas

29/09/2026

A primavera de 2026 chegou ao Hemisfério Sul na última terça-feira (22), às 21h05, com previsão de a...

VÍDEO: terremoto desperta vulcão ´adormecido´ há mais de 500 anos, mostra satélite da Nasa

29/09/2026

Um vídeo montado com imagens de satélite mostra, quadro a quadro, a lava tomando conta da cratera de...

Semana do Clima: é hora de encarar a necessidade de mudanças

29/09/2026

Os primeiros dias da Semana do Clima em Nova York deixaram uma impressão muito clara: já não basta c...

Elevação do nível do mar destrói casas e apaga praias na Califórnia; o pior está por vir?

29/09/2026

Em Malibu, o Oceano Pacífico abriu um buraco perto da casa do astro de cinema Nicolas Cage e causou ...

El Niño esvazia ninhos e ameaça colônia de pinguins no Peru

29/09/2026

Os pinguins-de-humboldt são mais resistentes do que outras espécies. Batizados em referência à corre...

ONU aprova resolução que pede ações mais contundentes contra elevação do nível do mar

29/09/2026

Em 2024, o nível médio do mar em escala global aumentou quase seis milímetros, o maior incremento an...