UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Goiânia estimula descarte correto de óleo de cozinha

20/06/2024

Uma família consome em média de 12 a 15 litros por ano de óleo, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE). Descartado incorretamente, como na pia da cozinha, o óleo pode contaminar a água e o solo. Buscando uma alternativa em prol do meio ambiente, a prefeitura de Goiânia está estimulando a população a entregar o óleo de cozinha usado por meio de um mutirão.
Por meio da campanha de conscientização e coleta “Transforme óleo em oportunidade: doe, recicle e apoie”, a intenção é utilizar o óleo coletado como matéria-prima para cursos de fabricação de sabão. Uma ação que proporcionará oportunidades de emprego local, beneficiando especialmente mulheres em situação de vulnerabilidade – incentivando a autonomia, renda extra e ainda promovendo a sustentabilidade.
O curso de fabricação de sabão, ministrado pela influenciadora digital Vânia Venturini, desempenha papel importante na capacitação dessas mulheres. Com seu conhecimento prático e expertise no tema, Vânia não apenas ensina técnicas de produção de sabão artesanal, mas também inspira confiança e independência financeira entre as participantes.
A iniciativa da Prefeitura de Goiânia é realizada por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA), em parceria com o Instituto Rizzo. As doações começaram a ser recebidas na última segunda-feira (17).
Os cidadãos podem colaborar armazenando o óleo de cozinha usado em garrafas plásticas bem vedadas e entregando-as diretamente na secretaria. Para armazenar corretamente o óleo, é importante deixá-lo esfriar completamente após o uso, evitando manuseá-lo quando estiver quente para não danificar o recipiente de armazenamento. Utilize um funil com filtro de papel ou um pano limpo para coar o óleo, removendo restos de alimentos e impurezas, o que facilita o processo de reciclagem.
Para o armazenamento seguro, prefira garrafas plásticas ou frascos de vidro com tampas bem fechadas, garantindo que os recipientes estejam limpos e secos antes de colocar o óleo. Mantenha o recipiente em um local fresco e seco, afastado de fontes de calor e fora do alcance de crianças e animais, pois o óleo pode ser inflamável.
Além desta iniciativa pontual, voltada para o curso, a cidade de Goiânia disponibiliza cinco ecopontos para descarte responsável de resíduos como restos de obras e óleo de cozinha. Segundo a gestão, nos últimos dois anos, os pontos de coleta receberam 31 litros de óleo de cozinha usado, o que indica que a população precisa se engajar mais na entrega do resíduo.

Os chamados ecopontos funcionam todos os dias, das 07h às 22h.

Confira os locais de recolhimento no CicloVivo

Novidades

Rio Maracanã começa a ser despoluído, após décadas de despejo esgoto irregular

01/07/2025

O Rio Maracanã, que corta parte da Zona Norte, começou a passar por um processo de recuperação após ...

Mudanças ambientais forçam agricultores paulistanos a trocar hortaliças por frutas

01/07/2025

Alterações nos padrões das estações do ano atingem agricultores familiares de Parelheiros, distrito ...

Sem ampliar áreas verdes, São Paulo caminha para recordes de temperatura

01/07/2025

Especialistas apontam que, sem a democratização do verde e a criação de mais áreas florestais, a cap...

Órgãos ambientais são acionados para investigar falta de repovoamento de peixes há mais de uma década no Rio Paraná

01/07/2025

A Câmara Municipal de Paulicéia (SP) solicitou a intervenção de órgãos ambientais para verificar e f...

Plantas exóticas invadem áreas degradadas no Rio Grande do Sul

01/07/2025

Plantas exóticas se espalham nas margens do rio Taquari, no Rio Grande do Sul, pouco mais de um ano ...

Do fogo à vida: a jornada da onça-pintada que sobreviveu aos incêndios e deu à luz no Pantanal

01/07/2025

Os incêndios que atingiram o Pantanal em 2024 devastaram 2,6 milhões de hectares em Mato Grosso do S...