
20/06/2024
Uma família consome em média de 12 a 15 litros por ano de óleo, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE). Descartado incorretamente, como na pia da cozinha, o óleo pode contaminar a água e o solo. Buscando uma alternativa em prol do meio ambiente, a prefeitura de Goiânia está estimulando a população a entregar o óleo de cozinha usado por meio de um mutirão.
Por meio da campanha de conscientização e coleta “Transforme óleo em oportunidade: doe, recicle e apoie”, a intenção é utilizar o óleo coletado como matéria-prima para cursos de fabricação de sabão. Uma ação que proporcionará oportunidades de emprego local, beneficiando especialmente mulheres em situação de vulnerabilidade – incentivando a autonomia, renda extra e ainda promovendo a sustentabilidade.
O curso de fabricação de sabão, ministrado pela influenciadora digital Vânia Venturini, desempenha papel importante na capacitação dessas mulheres. Com seu conhecimento prático e expertise no tema, Vânia não apenas ensina técnicas de produção de sabão artesanal, mas também inspira confiança e independência financeira entre as participantes.
A iniciativa da Prefeitura de Goiânia é realizada por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA), em parceria com o Instituto Rizzo. As doações começaram a ser recebidas na última segunda-feira (17).
Os cidadãos podem colaborar armazenando o óleo de cozinha usado em garrafas plásticas bem vedadas e entregando-as diretamente na secretaria. Para armazenar corretamente o óleo, é importante deixá-lo esfriar completamente após o uso, evitando manuseá-lo quando estiver quente para não danificar o recipiente de armazenamento. Utilize um funil com filtro de papel ou um pano limpo para coar o óleo, removendo restos de alimentos e impurezas, o que facilita o processo de reciclagem.
Para o armazenamento seguro, prefira garrafas plásticas ou frascos de vidro com tampas bem fechadas, garantindo que os recipientes estejam limpos e secos antes de colocar o óleo. Mantenha o recipiente em um local fresco e seco, afastado de fontes de calor e fora do alcance de crianças e animais, pois o óleo pode ser inflamável.
Além desta iniciativa pontual, voltada para o curso, a cidade de Goiânia disponibiliza cinco ecopontos para descarte responsável de resíduos como restos de obras e óleo de cozinha. Segundo a gestão, nos últimos dois anos, os pontos de coleta receberam 31 litros de óleo de cozinha usado, o que indica que a população precisa se engajar mais na entrega do resíduo.
Os chamados ecopontos funcionam todos os dias, das 07h às 22h.
Confira os locais de recolhimento no CicloVivo

ONG alemã que opera no Brasil faz transações milionárias com uma das aves mais raras do mundo
12/06/2025
Amazônia tem segundo aumento consecutivo de desmatamento
12/06/2025
Brasil não assina apelo por ´tratado ambicioso´ contra poluição plástica
12/06/2025
Mundo registra 2° maio mais quente da história e gelo na Groenlândia derrete 17 vezes mais rápido
12/06/2025
Cimento sustentável feito com vidro reciclado e resíduos
12/06/2025
Mundo teve o segundo mês de maio mais quente da história, diz observatório europeu
12/06/2025