UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
WWF e Novotel firmam parceria global em defesa dos oceanos

18/06/2024

Uma parceria internacional entre a ONG ambiental global WWF (World Wide Fund for Nature) e a Novotel, marca fundadora da Accor, vai proteger e promover a restauração dos oceanos por meio de ações baseadas na ciência e projetos de conservação.
Durante três anos, de 2024 a 2027, a WWF France fornecerá conhecimentos técnicos ao Novotel, para que 580 hotéis em todo o mundo possam ter um impacto positivo no oceano. Além das ações envolvendo os empreendimentos da rede, o acordo envolve também o patrocínio de projetos pela conservação dos oceanos que a WWF mantém em todo o mundo.
“A WWF busca restaurar a saúde dos oceanos para o benefício das pessoas e da natureza. Os oceanos são um recurso essencial de biodiversidade que deve ser protegido. Estamos empenhados em parcerias estratégicas e inovadoras com as maiores empresas internacionais e nacionais do mundo para ajudá-las a reduzir a sua pegada ecológica de forma concreta e a dar uma contribuição positiva para o meio ambiente”, diz Yann Laurans, Diretor de Conservação da WWF France.
O plano de ação da Novotel para os próximos três anos está baseado em três das ações prioritárias das Nações Unidas relacionadas aos oceanos: reduzir a poluição marinha e a acidificação dos oceanos, especialmente a partir de atividades terrestres; combater a pesca excessiva e promover modelos de pesca sustentáveis; e aumentar o conhecimento científico e a investigação para a saúde dos oceanos.
De acordo com estas prioridades, foram estabelecidas iniciativas de curto e longo prazo em quatro pilares, dentro do Plano de Impacto Positivo do Novotel:

1. Reduzir o impacto da pegada de plástico, água e carbono– capacitação dos hotéis Novotel para fornecer planos de ação de impacto positivo para reduzir a pressão sobre os recursos naturais, com forte foco no uso de plástico, água e energia;
2. Fazer escolhas alimentares sustentáveis– redução de carne, peixe e desperdício nas operações de alimentos e bebidas de Novotel e maior desenvolvimento de políticas sustentáveis de frutos do mar;
3. Melhorar a educação e a conscientização sobre os oceanos– educação dos hóspedes, das equipes dos hotéis e das comunidades locais sobre a necessidade da conservação dos oceanos e como contribuir positivamente;
4. Contribuir com a pesquisa e a inovação– parceria com ONGs e investimento em inovação sustentável.

A parceria com a WWF ajudará Novotel a impulsionar mudanças operacionais e ações para o bem maior do oceano e a cumprir o seu Plano de Impacto Positivo.
“O turismo tem um grande impacto nos recursos marinhos. No entanto, também depende muito deles. O compromisso e o investimento de Novotel na preservação dos oceanos, juntamente com a WWF, representam uma grande virada na nossa história. Demonstra determinação em agir em defesa da biodiversidade e no combate às mudanças climáticas, ao mesmo tempo em que inspira todo o setor”, afirma Brune Poirson, Chief Sustainability Officer da Accor.
Com um foco específico no oceano, a WWF está realizando visitas e avaliações detalhadas das operações e práticas nos hotéis da rede Novotel para fazer recomendações. Um comitê diretor específico para avaliar o progresso da Novotel nos seus compromissos será formado por especialistas da ONG.
“Estamos confiantes de que o nosso conhecimento técnico e científico de renome mundial ajudará Novotel a impulsionar a mudança operacional para o bem maior dos seus negócios e do oceano”, conta Karelle Lamouche, Chief Commercial Officer, Premium, Midscale & Economy Division da Accor.

Conclua a leitura desta reportagem clicando no CicloVivo

Novidades

Sob El Niño, primavera deve ter calor, seca e tempestades severas

29/09/2026

A primavera de 2026 chegou ao Hemisfério Sul na última terça-feira (22), às 21h05, com previsão de a...

VÍDEO: terremoto desperta vulcão ´adormecido´ há mais de 500 anos, mostra satélite da Nasa

29/09/2026

Um vídeo montado com imagens de satélite mostra, quadro a quadro, a lava tomando conta da cratera de...

Semana do Clima: é hora de encarar a necessidade de mudanças

29/09/2026

Os primeiros dias da Semana do Clima em Nova York deixaram uma impressão muito clara: já não basta c...

Elevação do nível do mar destrói casas e apaga praias na Califórnia; o pior está por vir?

29/09/2026

Em Malibu, o Oceano Pacífico abriu um buraco perto da casa do astro de cinema Nicolas Cage e causou ...

El Niño esvazia ninhos e ameaça colônia de pinguins no Peru

29/09/2026

Os pinguins-de-humboldt são mais resistentes do que outras espécies. Batizados em referência à corre...

ONU aprova resolução que pede ações mais contundentes contra elevação do nível do mar

29/09/2026

Em 2024, o nível médio do mar em escala global aumentou quase seis milímetros, o maior incremento an...