
13/06/2024
No colorido universo do carnaval, os nove blocos que compõem a Liga Amigos do Zé Pereira abraçaram o verde. Representantes dos cortejos se reuniram no sábado para cumprirem a promessa de compensar as emissões de carbono (CO2) geradas em seus desfiles neste ano. Trios elétricos, caminhões de apoio e da equipe são fundamentais na hora de arrastar multidões pelas ruas com alegria, mas também contribuem com a produção de CO2, a partir da queima de combustíveis fósseis. Para colaborar com um ar mais puro, a compensação de carbono começou às 10h, com o plantio de cerca de cem mudas nativas da Mata Atlântica no Parque Lage, no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio, parceiro da ação junto ao ICM/Bio e ao Parque Nacional da Tijuca.
A medição da emissão pelos blocos que formam a Liga Amigos do Zé Pereira foi feita em parceria com a startup Eccaplan. No total, foram calculadas pouco mais de seis toneladas de CO2. A quantidade varia de acordo com a estrutura da agremiação: o centenário Bola Preta, que leva cerca de um milhão de foliões ao Centro do Rio, consome mais do que seus parceiros de folia.
Também integram a Liga os blocos Orquestra Voadora, Laranjada, Quizomba, Céu na Terra, A Rocha da Gávea, Último Gole, Toca Rauuul! e Vagalume, o Verde — este, à frente da ação. A iniciativa de promover um carnaval sustentável vem fincando raízes, com cada vez mais ações para minimizar o impacto da festa, como explica o presidente da Liga e produtor do Cordão da Bola Preta, Rodrigo Rezende:
— Queremos repetir esse processo anualmente. A ação concreta é muito importante.
Conclua a leitura desta matéria clicando no Extra
Sob El Niño, primavera deve ter calor, seca e tempestades severas
29/09/2026
VÍDEO: terremoto desperta vulcão ´adormecido´ há mais de 500 anos, mostra satélite da Nasa
29/09/2026
Semana do Clima: é hora de encarar a necessidade de mudanças
29/09/2026
Elevação do nível do mar destrói casas e apaga praias na Califórnia; o pior está por vir?
29/09/2026
El Niño esvazia ninhos e ameaça colônia de pinguins no Peru
29/09/2026
ONU aprova resolução que pede ações mais contundentes contra elevação do nível do mar
29/09/2026
