UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Após envenenamento de cães, polícia irá pedir imagens de câmeras e notificar clínicas de veterinária

11/06/2024

Equipes da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), especializada que investiga casos de maus-tratos a animais, estiveram na Barra da Tijuca nesta segunda-feira, em busca de imagens de câmeras de segurança que ajudem na investigação sobre suspeita de envenenamento de cachorros no bairro, especialmente na região do Jardim Oceânico. Outras medidas incluem o envio de ofícios à prefeitura, para obter imagens de câmeras de rua, e às clínicas veterinárias da região, para que informem sobre cães atendidos com sinal de envenenamento no último mês, o que ajudará a mostrar um ponto em comum entre os casos, conforme informou o delegado titular da unidade, Wellington Vieira.
Oficialmente, a polícia recebeu o registro de quatro casos suspeitos de envenenamento, entre os quais há uma morte. Três desses tutores estiveram na especializada, localizada na Cidade da Polícia, em Manguinhos, na Zona Norte, onde prestaram depoimento no fim da manhã desta segunda-feira.
Uma das pessoas ouvidas foi a administradora Juliana Salinas, que perdeu sua cadela Mel, uma mestiça de labrador, de 11 anos, há um mês. A bichinha foi internada em 6 de maio, data em que começou a passar mal, com dificuldades em se movimentar.
— Ao fazer exame, (foi constatado que) ela estava com um caso muito grave de gastrite e pancreatite. O pâncreas muito comprometido. Ela também estava com a gengiva branca, (sinal) de dor extrema — lembra Juliana.
Mel morreu dois dias depois, em 8 de maio, mas sem passar por um exame que cravasse a causa da morte. A cadela foi cremada.
Outra tutora ouvida foi a publicitária Izabela Falci Junqueira, de 49 anos, que contou que seu buldogue francês de 14 anos, batizado de Dior, passou mal em 5 de maio, após um passeio matinal.
— Senti que tinha algo errado. Ele estava com muita dor, com o abdômen estufado. Então se levantou, vomitou e não parou mais. O Dior foi internado e lá (na clínica veterinária) informaram que tinham outros cachorros internados com os mesmos sintomas: pancreatite e gastrite severa — explicou Izabel, que ficou "muito preocupada" após saber que aquele era um possível caso de envenenamento.
Atualmente, um mês depois, já em casa, Dior continua convivendo com as consequências dessa intoxicação. Além de ainda apresentar quadros de vômito, ele só consegue comer se os alimentos tiverem a textura de um purê. Para tentar evitar uma nova intoxicação, além da atenção durante os passeios, a tutora ainda lava as suas patas ao chegar em casa.
Já o engenheiro Emerson Pinheiro, de 70 anos, é tutor do vira-lata Beethoven, de 8 anos. O animal de estimação passou mal em 7 de maio, chegando a evacuar sangue, mas já está recuperado, após ficar internado por quase um mês, até a última sexta-feira. Agora, de volta à rotina, sob dieta controlada, o cachorro convive com o medo dos tutores.
— Agora a gente anda com medo, preocupado. Minha esposa leva (o cachorro) com todo cuidado, e não o deixa lamber nada — explica Emerson.
Pela manhã, o prefeito Eduardo Paes usou sua conta no X (antigo Twitter) para anunciar que a nova Central de Inteligência, Vigilância e Tecnologia em Apoio à Segurança Pública (Civitas), inaugurada há uma semana, já estava "trabalhando na identificação — via câmeras — dos eventuais responsáveis por essa atrocidade".
Nesta tarde, uma reunião com Marcus Belchior, chefe-executivo do Centro de Operações Rio (COR), prédio em que fica instalada a Civitas, foi anunciada pelos vereadores Luiz Carlos Ramos Filho (PSD) e Doutor Marcus Paulo (PT). A dupla de parlamentares, presidentes das comissões de Defesa dos Animais e de Saúde Animal da Câmara, respectivamente, acompanharam os depoimentos dos tutores dos cães intoxicados na DPMA.
Os casos foram registrados como maus-tratos a cão, crime que tem pena prevista de 5 anos de prisão. Um apelo do delegado Wellington Vieira é que outras pessoas que tiveram cães com quadros de intoxicação na Barra da Tijuca procurem a especializada para registrar ocorrência.

Fonte: O Globo

Novidades

Sob El Niño, primavera deve ter calor, seca e tempestades severas

29/09/2026

A primavera de 2026 chegou ao Hemisfério Sul na última terça-feira (22), às 21h05, com previsão de a...

VÍDEO: terremoto desperta vulcão ´adormecido´ há mais de 500 anos, mostra satélite da Nasa

29/09/2026

Um vídeo montado com imagens de satélite mostra, quadro a quadro, a lava tomando conta da cratera de...

Semana do Clima: é hora de encarar a necessidade de mudanças

29/09/2026

Os primeiros dias da Semana do Clima em Nova York deixaram uma impressão muito clara: já não basta c...

Elevação do nível do mar destrói casas e apaga praias na Califórnia; o pior está por vir?

29/09/2026

Em Malibu, o Oceano Pacífico abriu um buraco perto da casa do astro de cinema Nicolas Cage e causou ...

El Niño esvazia ninhos e ameaça colônia de pinguins no Peru

29/09/2026

Os pinguins-de-humboldt são mais resistentes do que outras espécies. Batizados em referência à corre...

ONU aprova resolução que pede ações mais contundentes contra elevação do nível do mar

29/09/2026

Em 2024, o nível médio do mar em escala global aumentou quase seis milímetros, o maior incremento an...