UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Segunda edição da Feira Literária de Guapimirim terá a natureza como tema principal

06/06/2024

Começa nesta quarta-feira a 2ª Feira Literária de Guapimirim (Flig). Promovida em uma parceria da Prefeitura da cidade com a Associação Brasileira de Difusão do Livro e a Motivos Produções, ela terá o objetivo de estimular a literatura e realizar o intercâmbio artístico entre teatro, música, dança e cultura popular. O tema desta edição é “Literatura e Natureza: o som das nossas nascentes” e acontece das 8h às 20h, na Praça Paulo Terra.
Desta vez, o evento conta com cinco dias de atrações diversas, que trazem artistas locais realizando apresentações de seus trabalhos, além de diferentes ações educativas voltadas para alunos e professores das escolas da rede municipal de ensino de Guapimirim.
— A cidade está ansiosa pelo evento. Tivemos uma grande aceitação na primeira edição e agora vamos ampliar para a segunda. Começaremos com uma programação especial em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente — destaca Cris Bastos, produtora da Feira Literária.
Fora das apresentações de teatro, música, artes circenses, dança, literatura, artes plásticas e bandas marciais, o público presente poderá conferir espaços que promovem o hábito da leitura e o gosto pela gastronomia. No “EU AMO LER”, por exemplo, será possível ter acesso a mais de cinco mil títulos literários, enquanto no espaço “GOURMET” haverá destaque para gastronomia local. E como o evento é com classificação livre, os bebês também poderão aproveitas a “BEBETECA”, dedicada a crianças com menos de três anos.
Neste ano, a Feira também irá homenagear a escritora Sônia Rosa, autora de mais de 50 livros e engajada na luta antirracista, proporcionando atividades de Letramento Racial e incentivo à Literatura Negro Afetiva para crianças e jovens. Sua obra se destaca pelas referências não brancas e a apresentação do protagonismo de personagens negras.

Confira a programação de hoje até domingo no Extra

Novidades

Sob El Niño, primavera deve ter calor, seca e tempestades severas

29/09/2026

A primavera de 2026 chegou ao Hemisfério Sul na última terça-feira (22), às 21h05, com previsão de a...

VÍDEO: terremoto desperta vulcão ´adormecido´ há mais de 500 anos, mostra satélite da Nasa

29/09/2026

Um vídeo montado com imagens de satélite mostra, quadro a quadro, a lava tomando conta da cratera de...

Semana do Clima: é hora de encarar a necessidade de mudanças

29/09/2026

Os primeiros dias da Semana do Clima em Nova York deixaram uma impressão muito clara: já não basta c...

Elevação do nível do mar destrói casas e apaga praias na Califórnia; o pior está por vir?

29/09/2026

Em Malibu, o Oceano Pacífico abriu um buraco perto da casa do astro de cinema Nicolas Cage e causou ...

El Niño esvazia ninhos e ameaça colônia de pinguins no Peru

29/09/2026

Os pinguins-de-humboldt são mais resistentes do que outras espécies. Batizados em referência à corre...

ONU aprova resolução que pede ações mais contundentes contra elevação do nível do mar

29/09/2026

Em 2024, o nível médio do mar em escala global aumentou quase seis milímetros, o maior incremento an...