UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Prefeitura dos Campi e FEN iniciam projeto para reúso de água de aparelhos de ar condicionado

23/05/2024

Repensar, reduzir e reutilizar. Foi a partir desse raciocínio que a Prefeitura dos Campi e a Faculdade de Engenharia (FEN), por meio do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (Desma), desenvolveram o projeto de avaliação da qualidade e aproveitamento da água de condensação dos aparelhos de ar condicionado das bibliotecas da Rede Sirius da Uerj. Após a fase inicial de testes e análises, a expectativa é que seja gerada uma economia de cerca de mil litros por dia, a depender da utilização dos sistemas de refrigeração.
Coordenado pelo engenheiro Luiz Fernando Joia, da Prefeitura, e pelos professores Marcelo Obraczka e Alfredo Akira, da FEN, com colaboração do encarregado de Gestão Ambiental, Marcelo Lima, e da técnica em Meio Ambiente, Vanessa Cunha, o projeto começou a ser delineado em 2021, após a instalação dos novos aparelhos de ar condicionado nas bibliotecas centrais do Pavilhão João Lyra Filho, no campus Maracanã. “Foi em meados de 2022, após a pandemia, que voltamos a procurar parcerias para viabilizar o projeto. No ano seguinte encontramos o Desma e instalamos as bombonas”, relembra Lima.
Com o objetivo de realizar uma gestão de consumo mais moderna e eficiente, a iniciativa visa promover a sustentabilidade no ambiente universitário por meio do consumo racional dos seus recursos hídricos. Em complementação, evita problemas gerados pelo gotejamento inadequado, como o acúmulo de resíduos indesejáveis e a deterioração mais acelerada de calçadas, paredes e marquises.

Conclua a leitura desta matéria clicando no Direto ao Ponto Uerj

Novidades

Sob El Niño, primavera deve ter calor, seca e tempestades severas

29/09/2026

A primavera de 2026 chegou ao Hemisfério Sul na última terça-feira (22), às 21h05, com previsão de a...

VÍDEO: terremoto desperta vulcão ´adormecido´ há mais de 500 anos, mostra satélite da Nasa

29/09/2026

Um vídeo montado com imagens de satélite mostra, quadro a quadro, a lava tomando conta da cratera de...

Semana do Clima: é hora de encarar a necessidade de mudanças

29/09/2026

Os primeiros dias da Semana do Clima em Nova York deixaram uma impressão muito clara: já não basta c...

Elevação do nível do mar destrói casas e apaga praias na Califórnia; o pior está por vir?

29/09/2026

Em Malibu, o Oceano Pacífico abriu um buraco perto da casa do astro de cinema Nicolas Cage e causou ...

El Niño esvazia ninhos e ameaça colônia de pinguins no Peru

29/09/2026

Os pinguins-de-humboldt são mais resistentes do que outras espécies. Batizados em referência à corre...

ONU aprova resolução que pede ações mais contundentes contra elevação do nível do mar

29/09/2026

Em 2024, o nível médio do mar em escala global aumentou quase seis milímetros, o maior incremento an...