UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
PF e Inea apreendem 38 animais mantidos ilegalmente em cativeiro em Cachoeiras de Macacu

16/04/2024

A Polícia Federal e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) encontraram e apreenderam, nesta segunda-feira (15), 38 animais mantidos ilegalmente em cativeiro em um sítio em Cachoeiras de Macacu, na região metropolitana do Rio. O caseiro era a única pessoa no local e foi preso em flagrante. A ação conjunta foi um desdobramento da Operação Defaunação, contra o tráfico de animais silvestres.
No local, foram encontrados 24 animais em posse do proprietário do imóvel e outros 14 com o caseiro. Pelo menos nove aves estavam com anilhas de identificação falsas, usadas para tentar enganar as autoridades de fiscalização.
De acordo com a Polícia Federal, essas aves ilegais são caçadas de forma criminosa na natureza, e as falsas anilhas, quando inseridas nos animais, provocam lesões e até mesmo mutilações.
Na ação, foram apreendidas seis araras-canindé, duas araras-vermelhas grandes, uma arara-macau, três papagaios-do-mangue, um papagaio-moleiro, um tucano-toco, três jandaias-sol, dois jabutis, um cágado-de-barbela, quatro tigres-d´água, quatro trinca-ferro, quatro canários-da-terra e seis coleiros.
Vinte e sete animais foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama e 11 pássaros foram liberados ao final da ação.
O caseiro do sítio, preso em flagrante, responderá pelos crimes de receptação, falsificação de selo ou sinal público, manutenção ilegal de animais silvestres em cativeiro e maus-tratos. Ele foi conduzido à Superintendência da Polícia Federal e será encaminhado ao sistema prisional do estado, onde permanecerá à disposição da Justiça. A PF afirma que as investigações prosseguirão com o objetivo de identificar outros envolvidos.

Fonte: O Dia

Novidades

Caribe em Ipanema: descoberta de bancos de algas calcárias cor-de-rosa surpreende pesquisadores; veja

29/09/2026

Ipanema guarda uma prova de que o fundo dos oceanos é menos conhecido do que a superfície da Lua. Pe...

Eleições 2026: o clima entrou nos planos, mas não nas campanhas

29/09/2026

No dia 4 de outubro, mais de 158 milhões de brasileiras e brasileiros estarão aptos a escolher presi...

Caçadores de tempestades registram ´supercélula´ em Alegrete durante período de temporais no RS; VÍDEO

29/09/2026

Um grupo de caçadores de tempestades registrou uma supercélula na região de Alegrete, na Fronteira O...

Sob El Niño, primavera deve ter calor, seca e tempestades severas

29/09/2026

A primavera de 2026 chegou ao Hemisfério Sul na última terça-feira (22), às 21h05, com previsão de a...

VÍDEO: terremoto desperta vulcão ´adormecido´ há mais de 500 anos, mostra satélite da Nasa

29/09/2026

Um vídeo montado com imagens de satélite mostra, quadro a quadro, a lava tomando conta da cratera de...

Semana do Clima: é hora de encarar a necessidade de mudanças

29/09/2026

Os primeiros dias da Semana do Clima em Nova York deixaram uma impressão muito clara: já não basta c...