UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Casa contêiner com madeira combina conforto e minimalismo

16/04/2024

Casas menores tendem a ter um impacto ambiental menor, com menos uso de material e espaço. Além disso ajudam seus moradores a desenvolverem um estilo de vida minimalista – o que muitas vezes resulta em uma vida mais simples e feliz, com mais tempo para experiências e mais dinheiro para gastar em outras atividades.
Quando a construção de uma casa pequena também traz o reuso de diferentes materiais, o resultado é ainda mais sustentabilidade. Um exemplo desta união do bem entre minimalismo e reaproveitamento de materiais é uma casa contêiner construída em Portugal, que ganhou o nome de Le Cargo.
Projetada pelo estúdio português Madeiguincho, esta casa mostra como a criatividade e o bom gosto podem transformar um espaço reduzido, de um contêiner padrão de 6 x 2,5 metros, em uma casa prática e funcional.
Na área externa o ferro do contêiner recebeu a cobertura de madeira, ganhando um aspecto rústico e aconchegante. A madeira tembé foi o material escolhido para o deck montado em frente à casa. Como área externa, os moradores ainda têm um terraço na cobertura, acessível por uma escada – um espaço ao ar livre raramente encontrado em casas pequenas.
Na área interna, a madeira também é o material mais presente. O material garante conforto térmico e acústico. O projeto inclui a conexão das partes interna e externa, com a parede lateral mantendo a porta original do contêiner para uma abertura total. Quando o tempo está mais frio, a porta e as grandes janelas se fecham, garantindo uma temperatura interior confortável.
Os marceneiros e arquitetos da Madeiguincho apostaram em uma estética minimalista e funcional. Apesar das limitações de espaço, a casa possui um amplo cômodo no centro, que abriga uma cama elevada com espaço de armazenamento embaixo. A sala em forma de L inclui uma janela circular que acrescenta um toque náutico e brinca com a luz natural para ampliar visualmente o espaço.
Aproveitando cada centímetro, a Le Cargo inclui uma cozinha simples mas totalmente bem equipada lava-louça, armários, forno e fogão. Além disso, a casa possui um pequeno banheiro que contém o essencial: vaso sanitário e chuveiro.
A casa foi construída pensando em hospedar pessoas que queiram fugir da correria dos centros urbanos e experimentar uma vida mais simples e conectada com a natureza. Localizada na pitoresca região do Algarve, um dos lugares mais bonitos de Portugal, pode ser alugada por períodos mais curtos, mas também pode inspirar uma mudança de hábitos para quem busca novas maneiras de viver.

Fonte: CicloVivo

Novidades

Maior peixe do mundo, tubarão-baleia encanta banhistas na Praia da Barra da Tijuca

25/04/2024

Um tubarão-baleia foi avistado nas águas da Barra da Tijuca no feriado. Um vídeo postado nas redes s...

Macacos bugios voltam ao Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro

25/04/2024

Extintos há quase 200 anos na cidade do Rio de Janeiro por conta do desmatamento e da caça, os macac...

Com uso de energia renovável, Shopping Penha conquista certificação internacional

25/04/2024

Em 2023, as fontes renováveis tiveram uma participação de 47,4% na matriz energética brasileira. Em ...

Produtos de limpeza ecológicos trazem benefícios para a saúde

25/04/2024

Usados diariamente, seja para limpeza de louças ou para higiene de espaços, os produtos de limpeza t...