UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Em pouco mais de uma década, estado do Rio passou a gerar dois Maracanãs a mais de lixo por ano

16/01/2024

Um levantamento feito por pesquisadores do Mestrado Profissional em Ciências do Meio do Ambiente da Universidade Veiga de Almeida (UVA) mostra que, em um intervalo de 12 anos, a geração de resíduos sólidos urbanos no estado do Rio de Janeiro teve um incremento de 363 toneladas por dia.
O volume adicional produzido representa mais 2,6 estádios do Maracanã preenchidos de lixo do chão ao topo anualmente.
Entre 2010 e 2022, a geração diária no estado passou de cerca de 16.970 toneladas para 17.333 toneladas, um crescimento de 2,14%. Apesar de parecer um percentual pequeno, o crescimento representa, em números absolutos, um incremento anual de 130.680 toneladas de resíduos a serem gerenciadas pelos 92 municípios do Rio.
O estudo comparou os dados mais recentes do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com as estatísticas do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Estado do Rio de Janeiro (PERS), lançado em 2013, feito com base no Censo 2010.
Os professores Carlos Eduardo Canejo e Ricardo Soares, coautores do trabalho e ambos com passagem pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), alertam para a necessidade de o poder público atualizar as políticas de gestão de resíduos a partir dos dados do Censo 2022.

Fonte: O Globo

Novidades

Caribe em Ipanema: descoberta de bancos de algas calcárias cor-de-rosa surpreende pesquisadores; veja

29/09/2026

Ipanema guarda uma prova de que o fundo dos oceanos é menos conhecido do que a superfície da Lua. Pe...

Eleições 2026: o clima entrou nos planos, mas não nas campanhas

29/09/2026

No dia 4 de outubro, mais de 158 milhões de brasileiras e brasileiros estarão aptos a escolher presi...

Caçadores de tempestades registram ´supercélula´ em Alegrete durante período de temporais no RS; VÍDEO

29/09/2026

Um grupo de caçadores de tempestades registrou uma supercélula na região de Alegrete, na Fronteira O...

Sob El Niño, primavera deve ter calor, seca e tempestades severas

29/09/2026

A primavera de 2026 chegou ao Hemisfério Sul na última terça-feira (22), às 21h05, com previsão de a...

VÍDEO: terremoto desperta vulcão ´adormecido´ há mais de 500 anos, mostra satélite da Nasa

29/09/2026

Um vídeo montado com imagens de satélite mostra, quadro a quadro, a lava tomando conta da cratera de...

Semana do Clima: é hora de encarar a necessidade de mudanças

29/09/2026

Os primeiros dias da Semana do Clima em Nova York deixaram uma impressão muito clara: já não basta c...