
22/09/2023
Em meio a uma onda de calor que atinge a maior parte do país na última semana do inverno, o governo de São Paulo anunciou a distribuição de água potável nas áreas centrais da capital paulista – locais de grande circulação. O intuito é atender pessoas em situação de rua e o público mais vulnerável a altas temperaturas e baixa umidade do ar, como idosos e crianças.
A medida teve início na última quarta-feira (20) e segue até domingo (24). Nas demais regiões do estado, segundo o governo, os sistemas locais de Defesa Civil poderão ser acionados para iniciativas similares.
A ação é promovida pela Defesa Civil do Estado e pela Sabesp em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Social e de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. O Centro Gerenciamento de Emergências (CGE) emitiu alerta climático com previsão de máxima de 37°C na na cidade de São Paulo, estimativa recorde para este ano. Ao mesmo tempo, a umidade relativa do ar poderá ficar abaixo de 30% e causar prejuízos à saúde.
Os agentes vão percorrer diversos pontos da capital onde há maior circulação de pessoas. A distribuição de água à população será feita entre 11h e 15h, período do dia em que a combinação entre o calor excessivo e a baixa umidade causam mais problemas e exigem mais hidratação.
A ação começou na Praça da Sé e no Teatro Municipal. Além de distribuir água envasada em copos descartáveis, ficará disponível água potável em bebedouros. A população ainda será orientada pela Defesa Civil com recomendações como manter hidratação constante, evitar a exposição direta ao sol nos horários mais críticos e umidificar ambientes fechados.
A onda de calor acontece em razão de uma grande massa de ar quente que atua na região Sudeste. A previsão é que o calor intenso se mantenha pelo menos até domingo.
Locais de distribuição de água na capital – 11h às 15h
* Quinta (21): Praça da República e Largo do Arouche
* Sexta (22): Pateo do Collegio e Praça do Patriarca
* Sábado (23): Rua Santa Ifigênia e Rua Líbero Badaró
* Domingo (24): Largo do Café e Largo São Bento
A Prefeitura de São Paulo também intensificou suas ações para atenuar o impacto da onda de calor. Por meio da Operação Altas Temperaturas, funcionários da prefeitura realizam a abordagem das pessoas em situação de vulnerabilidade para que elas possam se proteger, evitando insolação, desidratação e outros problemas que podem decorrer da exposição ao sol forte e altas temperaturas.
A gestão também anunciou a montagem de tendas em dez pontos estratégicos da cidade para o acolhimento de qualquer pessoa que queira um abrigo com temperatura amena para descansar e se hidratar. Além do fornecimento de água potável, também em parceria com a Sabesp, haverá distribuição de frutas nos locais das tendas, que ficarão abertas ao público das 10h às 16h.
Veja os endereços das tendas de atendimento no CicloVivo

Vítimas do homem: jaguatirica baleada, mico-leão-dourado paraplégico e fragatas cortadas por cerol estão em centro de reabilitação
08/05/2025
Evento no RJ debate geração distribuída de energia limpa
08/05/2025
´Nosso lema é deixar o lugar por onde passou melhor do que encontrou´, diz Legendários; vídeo mostra lixo do grupo em área de proteção ambiental
08/05/2025
Aluna produz copo com cascas de pinhão em Curitiba
08/05/2025
Garrafas PET viram flutuadores de barcos no PR
08/05/2025
Portaria regulamenta pesca do tubarão-azul, espécie quase ameaçada de extinção, e revolta ambientalistas
08/05/2025