
19/09/2023
Investigar se há petróleo na Amazônia é, além de um risco ambiental, um erro econômico. A opinião é do economista americano Joseph Stiglitz, Nobel de Economia de 2001, e um dos keynesianos mais respeitados no mundo hoje.
Em entrevista exclusiva ao site Metrópoles, durante sua passagem por Brasília, quando se reuniu com Lula, Geraldo Alckmin e Fernando Haddad, Stiglitz, de 80 anos, afirmou que não faz sentido a Petrobras investir em uma pesquisa incerta sobre petróleo diante do que ele descreveu como um inevitável futuro de carbono neutro, entre 2050 e 2060.
A estatal teve um pedido para explorar petróleo negado pelo Ibama, mas não desistiu de fazer as pesquisas na margem equatorial da foz do Rio Amazonas.
A crítica é uma exceção a uma avaliação majoritariamente positiva do governo Lula. Segundo Stiglitz, Fernando Haddad está fazendo uma condução “excelente” da política econômica, em que a tributação progressiva, mirando os super-ricos, é um dos acertos.
Stiglitz falou ainda sobre taxa de juros, o erro do Federal Reserve, o banco central americano, ao enfrentar de maneira errada a inflação, e o impacto da inteligência artificial sobre a desigualdade social.
Leia os principais trechos da conversa no site Metrópoles
Príncipe William visita manguezal e planta mudas na baía de Guanabara
06/11/2025
Tragédias na Região Serrana do RJ alertam para vulnerabilidade das cidades; iniciativas apontam rumos para a adaptação climática
06/11/2025
Ibama multa homens por interagir com baleia-jubarte debilitada no litoral de SP
06/11/2025
SOS Mata Atlântica abre suas portas em Itu (SP)
06/11/2025
VÍDEO: Meteoro causa clarão de 5 segundos no céu de MG
06/11/2025
Rio Doce é um ´paciente crônico´ dez anos depois do desastre de Mariana
06/11/2025
