
30/06/2022
O pescador Robson Rodrigues filmou as acrobacias de duas baleias em Fernando de Noronha, na terça-feira (28), e ficou eufórico com o registro. "Eu trabalho no mar na ilha há 15 anos e essa foi a primeira vez que vi as acrobacias das baleias. Estou emocionado até agora", contou.
Robson contou que partiu do Porto de Santo Antônio para capturar peixes para consumir na barqueta em homenagem a São Pedro, que vai ser realizada na quarta-feira (29).
O pescador estava em companhia do amigo Wagner Pereira e o encontro com as baleias aconteceu na região entre o Morro do Pico e a Ilha do Frade.
Segundo a coordenadora do Projeto Golfinho Rotador, Priscila Medeiros, os animais são da espécie Jubarte e estão em rota de migração da Antártica para as regiões tropicais e subtropicais, de águas quentes.
“Acreditamos que essa dupla seja a fêmea com seu filhote nascido na temporada passada (2021), que realiza sua primeira migração acompanhado”, declarou a pesquisadora.
Como o registro não permite constatar o tamanho do segundo animal, a coordenadora do Projeto Golfinho Rotador disse, ainda, que existe a possibilidade de ser uma fêmea com um "scort" , um macho adulto.
“Esse macho acompanha a fêmea e aguarda o momento em que a baleia esteja receptiva para permitir o acasalamento”, afirmou Priscila Medeiros.
Assista ao vídeo clicando no g1
Corte de árvores: após reunião, moradores e políticos dizem que prefeito prometeu rever compensação ambiental e negar novas licenças a empreendedores em débito com ações de replantio
28/05/2026
Como é o gato-do-mato-pequeno, menor felino selvagem do Brasil registrado no Rio
28/05/2026
Restauração da Mata Atlântica vira oportunidade econômica
28/05/2026
Peixes em MG acumulam microplásticos há mais de 20 anos
28/05/2026
Ilhas no Paraná são abastecidas com energia solar
28/05/2026
Operação resgata 69 ararinhas-azuis de criadouro no sertão baiano para isolá-las de vírus
28/05/2026
