
30/06/2022
O pescador Robson Rodrigues filmou as acrobacias de duas baleias em Fernando de Noronha, na terça-feira (28), e ficou eufórico com o registro. "Eu trabalho no mar na ilha há 15 anos e essa foi a primeira vez que vi as acrobacias das baleias. Estou emocionado até agora", contou.
Robson contou que partiu do Porto de Santo Antônio para capturar peixes para consumir na barqueta em homenagem a São Pedro, que vai ser realizada na quarta-feira (29).
O pescador estava em companhia do amigo Wagner Pereira e o encontro com as baleias aconteceu na região entre o Morro do Pico e a Ilha do Frade.
Segundo a coordenadora do Projeto Golfinho Rotador, Priscila Medeiros, os animais são da espécie Jubarte e estão em rota de migração da Antártica para as regiões tropicais e subtropicais, de águas quentes.
“Acreditamos que essa dupla seja a fêmea com seu filhote nascido na temporada passada (2021), que realiza sua primeira migração acompanhado”, declarou a pesquisadora.
Como o registro não permite constatar o tamanho do segundo animal, a coordenadora do Projeto Golfinho Rotador disse, ainda, que existe a possibilidade de ser uma fêmea com um "scort" , um macho adulto.
“Esse macho acompanha a fêmea e aguarda o momento em que a baleia esteja receptiva para permitir o acasalamento”, afirmou Priscila Medeiros.
Assista ao vídeo clicando no g1
Patinetes elétricos entram na rota por cidades de baixo carbono
02/12/2025
Brasileiro é finalista de concurso mundial de culinária sustentável
02/12/2025
Projetos artísticos ajudam a preservar o oceano no sul do Brasil
02/12/2025
A corrida contra o tempo para descobrir espécies da Amazônia antes que desapareçam
02/12/2025
A luta para devolver à natureza animais traficados no Brasil
02/12/2025
Chance é alta de que todas as 100 ararinhas-azuis na Bahia tenham vírus letal, diz especialista; empresa nega
02/12/2025
