UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
SP é o segundo estado com maior potência solar em telhados

26/05/2022

São Paulo é o segundo estado no Brasil com maior potência instalada de energia solar na geração própria em telhados, fachadas e pequenos terrenos. Segundo recente mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a região possui 1,32 gigawatt (GW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.
Segundo a entidade, o território paulista responde sozinho por 12,8% de toda a potência instalada de energia solar na modalidade. O estado possui mais de 154,6 mil conexões operacionais, espalhadas por 638 municípios, ou 100% dos 638 municípios da região.
Atualmente são cerca de 179,6 mil consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica.
Desde 2012, a geração própria de energia solar já proporcionou à São Paulo a atração de mais de R$ 7 bilhões em investimentos, geração de mais de 39,6 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 1,8 bilhão aos cofres públicos.
Para Pedro Drumond, coordenador estadual da ABSOLAR em São Paulo, o avanço da energia solar no País, via grandes usinas e pela geração própria em residências, pequenos negócios, propriedades rurais e prédios públicos, é fundamental para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Brasil e ajuda a diversificar o suprimento de energia elétrica do País, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e o risco da ocorrência de bandeira vermelha na conta de luz da população.
“O estado de São Paulo é atualmente um importante centro de desenvolvimento da energia solar. A tecnologia fotovoltaica representa um enorme potencial de geração de emprego e renda, atração de investimentos privados e colaboração no combate às mudanças climáticas”, comenta.
O setor espera um crescimento acelerado este ano nos sistemas solares em operação no Brasil, especialmente os sistemas de geração própria solar, em decorrência do aumento nas tarifas de energia elétrica e da entrada em vigor da Lei n° 14.300/2022, que criou o marco legal da geração própria de energia.
“Trata-se, portanto do melhor momento para se investir em energia solar, justamente por conta do novo aumento já previsto na conta de luz dos brasileiros e do período de transição previsto na lei, que garante até 2045 a manutenção das regras atuais aos consumidores que instalarem um sistema solar no telhado até janeiro de 2023”, diz Rodrigo Sauaia, presidente executivo da ABSOLAR.
Segundo Sauaia, a energia solar ajuda a população e empresas a se proteger dos fortes aumentos nas contas de luz e contribui para a sustentabilidade.
“Além disso, as usinas solares de grande porte geram eletricidade a preços até dez vezes menores do que as termelétricas fósseis emergenciais ou a energia elétrica importada de países vizinhos atualmente, duas das principais responsáveis pelo aumento tarifário sobre os consumidores”, aponta.
“Graças à versatilidade e agilidade da tecnologia solar, basta um dia de instalação para transformar uma residência ou empresa em uma pequena usina geradora de eletricidade limpa, renovável e acessível”, acrescenta Sauaia.

Fonte: Ciclo Vivo

Novidades

Cada gol na Libertadores será convertido em plantio de 3 árvores

25/08/2026

Mesmo quem não acompanha o futebol tem um motivo para torcer por muitos gols na Copa Libertadores da...

Declínio de espécies de aves é associado à expansão de energia solar na China, diz estudo

24/08/2026

Uma nova pesquisa encontrou uma associação entre as políticas de expansão de energia solar na China ...

Reuters lança “Monitor do Clima” com dados de qualquer lugar do mundo

25/08/2026

Compreender o que significa os constantes aumentos das temperaturas médias globais e traduzir em inf...

Como derretimento de gelo na Groenlândia faz baleias migrarem para áreas antes inacessíveis

25/08/2026

O gelo marinho tem desaparecido do leste da Groenlândia, permitindo que baleias gigantes aproveitem ...