
26/05/2022
No sábado, 21 de maio, o Sesc Itaquera promoveu atividades em comemoração ao Dia Mundial da Abelha, celebrado na sexta-feira, 20 de maio. A data foi estabelecida pela ONU – Organização das Nações Unidas em 2017 para evidenciar a importância das abelhas para a sobrevivência de diversas espécies e para conservação de habitats no mundo todo.
Vale lembrar que as abelhas – cada vez mais ameaçadas pelas ações humanas – são responsáveis por grande parte da polinização necessária para produção de alimentos.
Vale lembrar que as abelhas – cada vez mais ameaçadas pelas ações humanas – são responsáveis por grande parte da polinização necessária para produção de alimentos.
Com a participação de representantes do poder público e sociedade civil, a programação do Sesc conta com a roda de conversa Abelhas sem Ferrão, na qual serão apresentadas as diversas espécies de abelhas que existem, a diferença dos méis produzidos por elas e seus subprodutos, além do debate sobre a conservação desse inseto fundamental para nossa sobrevivência.
Entre os facilitadores estão: Carol Matos, ecóloga e especialista ambiental na Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo; Gustavo Feliciano Alexandre, gestor da Área de Proteção Ambiental Parque e Fazenda do Carmo; e Danilo Bifone, fundador do coletivo Muda Mooca.
No mesmo dia, uma atividade de degustação de méis apresenta toda uma da variedade existente desse alimento produzido pelas mais de 300 espécies de abelhas nativas sem ferrão existentes no Brasil, como mandaçaia, uruçu, jataí e tiúba.
Em seguida, o público poderá participar de uma caminhada para conhecer o Meliponário do Sesc Itaquera, local destinado à instalação de colmeias de abelhas sem ferrão. Este é o novo espaço do polo de educação ambiental do Sistema Agroflorestal na unidade, onde será possível observar como as abelhas se instalam e organizam sua produção de mel.
Saiba mais no Ciclo Vivo
Rio Ocean Week 2026 debate preservação dos oceanos e poluição marinha
10/09/2026
Contaminação ameaça futuro de terreno da Refit de 600 mil m² na Avenida Brasil
10/09/2026
Empresa é autuada por dispersão de minério de ferro em condomínios de luxo de Mangaratiba
10/09/2026
Da praia à montanha: aos 60 anos, voluntário conclui 2.200km de trilha pelo estado do Rio em quatro meses
10/09/2026
Rio da Prata seca e 200 peixes ilhados em poças são resgatados em MS
10/09/2026
Bacia-esponja pode evitar inundações urbanas
10/09/2026
