UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Sesc Itaquera inaugura meliponário e traz atividades sobre abelhas

26/05/2022

No sábado, 21 de maio, o Sesc Itaquera promoveu atividades em comemoração ao Dia Mundial da Abelha, celebrado na sexta-feira, 20 de maio. A data foi estabelecida pela ONU – Organização das Nações Unidas em 2017 para evidenciar a importância das abelhas para a sobrevivência de diversas espécies e para conservação de habitats no mundo todo.
Vale lembrar que as abelhas – cada vez mais ameaçadas pelas ações humanas – são responsáveis por grande parte da polinização necessária para produção de alimentos.
Vale lembrar que as abelhas – cada vez mais ameaçadas pelas ações humanas – são responsáveis por grande parte da polinização necessária para produção de alimentos.
Com a participação de representantes do poder público e sociedade civil, a programação do Sesc conta com a roda de conversa Abelhas sem Ferrão, na qual serão apresentadas as diversas espécies de abelhas que existem, a diferença dos méis produzidos por elas e seus subprodutos, além do debate sobre a conservação desse inseto fundamental para nossa sobrevivência.
Entre os facilitadores estão: Carol Matos, ecóloga e especialista ambiental na Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo; Gustavo Feliciano Alexandre, gestor da Área de Proteção Ambiental Parque e Fazenda do Carmo; e Danilo Bifone, fundador do coletivo Muda Mooca.
No mesmo dia, uma atividade de degustação de méis apresenta toda uma da variedade existente desse alimento produzido pelas mais de 300 espécies de abelhas nativas sem ferrão existentes no Brasil, como mandaçaia, uruçu, jataí e tiúba.
Em seguida, o público poderá participar de uma caminhada para conhecer o Meliponário do Sesc Itaquera, local destinado à instalação de colmeias de abelhas sem ferrão. Este é o novo espaço do polo de educação ambiental do Sistema Agroflorestal na unidade, onde será possível observar como as abelhas se instalam e organizam sua produção de mel.

Saiba mais no Ciclo Vivo

Novidades

Aranha-lobo ‘dá um passeio’ pelo Aterro do Cocotá, na Ilha do Governador

13/08/2026

Uma aranha-lobo, também conhecida no Brasil como aranha-de-jardim ou aranha-de-grama, foi fotografad...

Fotógrafo brasileiro registra eclipse total na Espanha e flagra coroa solar e ‘anel de diamante’; veja IMAGENS

13/08/2026

O fotógrafo brasileiro Kiko Fairbairn registrou nesta quarta-feira (12), em Castrojeriz, na Espanha,...

Nova espécie de planta é descoberta em fotografias de observação de aves no ES

13/08/2026

Um pesquisador identificou uma nova planta por meio de fotos de pássaros registradas em uma reserva ...

Saúde das baterias impulsiona economia circular dos carros elétricos

13/08/2026

O crescimento acelerado dos veículos elétricos e híbridos no Brasil traz um novo desafio para a mobi...

Calçada da ´Fauna´: conheça espécie de animal vermelho que ganhou pegada eternizada em Gramado

13/08/2026

O mais novo "astro" da "Calçada da Fauna" atende pelo nome de guará-rubro. A pegada da ave foi regis...

Brasil perdeu 14% da cobertura de vegetação nativa em 41 anos, aponta MapBiomas

13/08/2026

A vegetação nativa ocupava 79% do território brasileiro em 1985. Quatro décadas depois, essa partici...