UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Programa coleta mais de 2 milhões de itens de escrita usados

26/05/2022

Itens como canetas, canetinhas, lápis, marcadores e lapiseiras são utilizados diariamente por uma grande quantidade de pessoas, mas você já refletiu sobre o que acontece com esses materiais depois que são jogados no lixo? Pensando nisso, em 2012 a Faber-Castell, em parceria com a TerraCycle, lançou o Programa Nacional de Reciclagem de Instrumentos de Escrita, que possibilita com que esses resíduos tenham uma nova vida por meio da reciclagem.
A partir dos mais de 5 mil pontos de coleta em todo o país – presentes em escolas, empresas, condomínios, cooperativas, ONGs, entre outros locais -, o programa já atingiu a marca de 2,2 milhões de itens coletados. Caso esses materiais fossem enfileirados, daria para subir mais de 100 vezes no Pico da Neblina, ponto mais alto do Brasil.
Tal marco histórico só foi possível graças ao engajamento dos consumidores que participam ativamente do programa, por meio do descarte dos produtos nos pontos de coleta (cuja lista está disponível no site do programa ou enviando instrumentos de escrita usados diretamente para reciclagem da Terra Cycle: também no site do programa é possível fazer o cadastro para envio gratuito de itens pelos Correios.
A cada unidade enviada para o programa, os participantes recebem pontos bônus, que são convertidos em doações financeiras para entidades sem fins lucrativos ou escolas públicas indicadas pelas próprias equipes de coleta. Por isso, muitas dessas organizações não somente participam ativamente, como também são elegíveis para receber a bonificação. Vale ressaltar ainda que o programa recolhe instrumentos de escrita de qualquer marca. 
“Estamos muito satisfeitos em ver o sucesso que obtivemos com o programa ao longo dos últimos anos e com o impacto que as ações podem ter para conscientizar as pessoas da importância da preservação ambiental. Como empresa, nos sentimos responsáveis por contribuir com a destinação adequada dos materiais de escrita”, diz Flavia Giordano, diretora de Marketing da Faber-Castell. “E estamos felizes em atingir uma marca tão importante, mesmo em período de isolamento social”, complementa.

Fonte: Ciclo Vivo

Novidades

Niterói usa abelhas sem ferrão para impulsionar reflorestamento na cidade

16/09/2025

A cidade de Niterói está avançando em mais uma ação estratégica de sustentabilidade: as abelhas nati...

Mortandade de peixes no rio Paraopeba, em MG, é investigada

16/09/2025

Autoridades ambientais investigam as causas de uma mortandade de peixes registrada no rio Paraopeba,...

Quilombolas expulsos por mina de ouro em MG pedem indenização na Justiça

16/09/2025

Os quilombolas de Machadinho, em Paracatu (MG), viram o território verde que habitavam há cerca de 2...

Ribeirinhos são ignorados, e explosão de pedral de 35 km avança em rio farto de peixes no Pará

16/09/2025

O trecho de uma decisão da Justiça Federal, de fevereiro de 2025, circulou intensamente pelo WhatsAp...

Em 40 anos, Amazônia perdeu quase 50 milhões de hectares de florestas

16/09/2025

A Amazônia é o maior bioma do país. Com 421 milhões de hectares, ocupa quase metade (49,5%) do terri...

Parque da amazônia enfrenta risco de destruição entre disputas judiciais e queimadas em MT

16/09/2025

O parque estadual Cristalino 2, uma das unidades de conservação mais importantes e sensíveis da amaz...