UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Programa coleta mais de 2 milhões de itens de escrita usados

26/05/2022

Itens como canetas, canetinhas, lápis, marcadores e lapiseiras são utilizados diariamente por uma grande quantidade de pessoas, mas você já refletiu sobre o que acontece com esses materiais depois que são jogados no lixo? Pensando nisso, em 2012 a Faber-Castell, em parceria com a TerraCycle, lançou o Programa Nacional de Reciclagem de Instrumentos de Escrita, que possibilita com que esses resíduos tenham uma nova vida por meio da reciclagem.
A partir dos mais de 5 mil pontos de coleta em todo o país – presentes em escolas, empresas, condomínios, cooperativas, ONGs, entre outros locais -, o programa já atingiu a marca de 2,2 milhões de itens coletados. Caso esses materiais fossem enfileirados, daria para subir mais de 100 vezes no Pico da Neblina, ponto mais alto do Brasil.
Tal marco histórico só foi possível graças ao engajamento dos consumidores que participam ativamente do programa, por meio do descarte dos produtos nos pontos de coleta (cuja lista está disponível no site do programa ou enviando instrumentos de escrita usados diretamente para reciclagem da Terra Cycle: também no site do programa é possível fazer o cadastro para envio gratuito de itens pelos Correios.
A cada unidade enviada para o programa, os participantes recebem pontos bônus, que são convertidos em doações financeiras para entidades sem fins lucrativos ou escolas públicas indicadas pelas próprias equipes de coleta. Por isso, muitas dessas organizações não somente participam ativamente, como também são elegíveis para receber a bonificação. Vale ressaltar ainda que o programa recolhe instrumentos de escrita de qualquer marca. 
“Estamos muito satisfeitos em ver o sucesso que obtivemos com o programa ao longo dos últimos anos e com o impacto que as ações podem ter para conscientizar as pessoas da importância da preservação ambiental. Como empresa, nos sentimos responsáveis por contribuir com a destinação adequada dos materiais de escrita”, diz Flavia Giordano, diretora de Marketing da Faber-Castell. “E estamos felizes em atingir uma marca tão importante, mesmo em período de isolamento social”, complementa.

Fonte: Ciclo Vivo

Novidades

Na COP30, C&A defende que o futuro da moda nasce no campo

27/11/2025

A indústria da moda, com sua visibilidade e o poder de impactar a autoestima e trazer emoção ao dia ...

Por que parte da maior praia do Brasil está interditada por lama? Entenda

27/11/2025

Cerca de dois quilômetros da Praia do Cassino, em Rio Grande, Região Sul do RS, foram bloqueados apó...

Últimas ararinhas-azuis que estavam na natureza estão com vírus letal sem cura; animal é considerado em extinção

27/11/2025

As últimas 11 ararinhas-azuis que estavam na natureza foram contaminadas com um vírus letal e sem cu...

Transição da pecuária para agroflorestas pode dobrar renda rural

27/11/2025

Na COP30, o agronegócio ganhou destaque. A Agrizone, espaço paralelo coordenado pela Embrapa, reuniu...

Após contrato na COP30, Justiça suspende projeto de créditos de carbono do Amazonas

27/11/2025

A Justiça Federal no Amazonas suspendeu, em decisão liminar, os atos do projeto de geração de crédit...

Brasileiros apresentam na COP30 mecanismo financeiro para restaurar florestas tropicais

27/11/2025

Pesquisadores brasileiros apresentaram na COP30, em Belém (PA), um novo mecanismo de crédito de carb...