
14/10/2021
O Rio Tietê voltou a ficar coberto por uma espuma tóxica na tarde de terça-feira (12), no trecho que passa por Salto (SP).
As imagens foram enviadas à Tv Tem pelo morador da cidade, Gilberto Esquerdo, e mostram a quantidade de espuma que tomou conta do rio.
Essa espuma é o resultado do aumento do volume do rio depois de um longo período de estiagem. Com a chuva dos últimos dias na capital paulista, a água que segue em direção ao interior do estado e traz os resíduos de detergentes e materiais despejados no rio sem tratamento.
Um estudo feito pela Fundação SOS Mata Atlântica mostra que a mancha de poluição no Rio Tietê chega a quase 300 quilômetros de extensão no interior de São Paulo, no trecho de Pirapora do Bom Jesus (SP) até Botucatu (SP).
O relatório anual apontou que os índices estavam melhores. Dos 53 pontos monitorados pela fundação, sete haviam melhorado. Um deles está no rio Jundiaí, que deságua no Tietê, e outros quatro estão em afluentes da cidade de Itu. Segundo a ONG, a mancha de poluição no trecho que passa pelo interior havia diminuído cerca de 40%.
Os dados também apontavam que a qualidade de água nos pontos monitorados era considerada regular, com um saldo positivo em relação aos últimos 12 meses. Para chegar a este ponto, foram dez anos de recuperação, informou a fundação.
No dia 11 de setembro deste ano foram retiradas mais de sete toneladas de peixes mortos de um dos afluentes do Rio Tietê, o Ribeirão Guaraú, na cidade.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente confirmou que os peixes migraram para o córrego após ter faltado oxigênio no Rio Tietê, que ficou com a água escura por conta da abertura de duas barragens em Pirapora do Bom Jesus (SP), no fim de agosto.
Com a chuva, as barragens de geração de energia precisaram ser abertas para evitar inundações e a lama que fica represada no local desceu.
Fonte: g1

Mutirão de limpeza na Ilha da Gigoia inicia série de eventos de conscientização ambiental
18/09/2025
Crueldade no tráfico de animais silvestres: criminosos forçavam nascimento abrupto e transportavam bichos em sacos plásticos
18/09/2025
Estudo mostra potencial de plantas usadas em medicina e cosméticos para projetos de reflorestamento
18/09/2025
Vida útil de aterro sanitário pressiona Curitiba a buscar solução para lixo; veja vídeo
18/09/2025
Maré de plástico atinge praias de Fernando de Noronha; veja vídeo
18/09/2025
Plásticos invadem a Amazônia e ameaçam saúde humana
18/09/2025