UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Fóssil de possível titanossauro é encontrado no Maranhão: ´É muito raro´

14/10/2021

Um achado inédito foi feito na região de Davinópolis, no Maranhão, durante obras de construção de um terminal ferroviário. Trata-se de um possível fóssil de titanossauro, gigante pré-histórico conhecido por sua altura de até 10 metros e que viveu entre 145 a 65 milhões de anos atrás. Os detalhes do trabalho de extração foram divulgados ontem e o material já foi coletado por pesquisadores.
"É um dinossauro. Especula-se que seja um titanossauro, mas, na verdade, ainda estão investigando. [...] Todo processo de identificação é demorado. O último que nós publicamos, foram quatro anos de estudo. [...] É muito raro. Foi muita sorte o pessoal estar ali e cortar a rocha exatamente onde ele estava", explicou ao UOL o professor Manuel Alfredo Medeiros, doutor em paleontologia e professor da UFMA (Universidade Federal do Maranhão).
O docente foi consultado por Elver Luiz Mayer, outro paleontólogo que foi acionado para comandar a coleta e que vai pesquisar sua origem. O achado, acidental, ocorreu após monitoramento ambiental e arqueológico da empresa Brado, que está construindo um terminal ferroviário intermodal que ligará a região maranhense até Sumaré (SP), em 13 de abril. O material terminou de ser tratado no mês de setembro e seguirá para o estado do Pará, onde os estudos continuarão.
"A equipe que monitora a obra me enviou fotografias que mostravam claramente a ocorrência. Com a escavação de um talude ficaram evidentes alguns ossos", disse o professor Elver Luiz Mayer, da Unifesspa (Universidade Federal do Sul e do Sudeste do Pará), que foi autorizado pela Agência Nacional de Mineração a fazer a escavação para fins didáticos.
Os pesquisadores acreditam que os fósseis em questão são de um saurópode, grupo de dinossauros de grande porte caracterizados por pescoço e cauda alongados. Mesmo sem confirmação da espécie, já houve registros desses animais no estado. Ou de ao menos parte deles.
"A gente já achou titanossauro no Maranhão, mas só fragmentos de vértebras, dentes, escamas. Temos uma escama típica de do tamanho de um pires. Está na coleção da UFMA", detalha Manuel Alfredo, dando características da espécie. "Eram típicos herbívoros. Tinham corpos lentos, andavam em manadas, como mostram as pegadas. Não eram solitários. O peso deles podia ser acima de 40 toneladas".

Fonte: UOL

Novidades

Prefeitura do Rio lança projeto com professores e alunos da rede municipal para preservação de rios

02/12/2021

A Prefeitura do Rio lançou na manhã desta quinta-feira (2) um projeto que vai mobilizar professores ...

Cooperativas quase dobraram pedidos para garimpar ouro na Amazônia desde 2019

02/12/2021

Uma área do tamanho do estado do Rio de Janeiro (4,4 milhões de hectares) foi requerida desde 2019 p...

6 pontos para entender como funciona a extração do ouro no Brasil e por que a fiscalização do garimpo é ineficiente

02/12/2021

Garimpo é qualquer área onde a extração mineral, geralmente o ouro, é feita em pequeno volume e com ...

Mais de 30 mil filhotes de cavalo-marinho são soltos para salvar espécies

02/12/2021

Quando saiu do Rio Grande do Sul rumo ao Nordeste, há vinte anos, a bióloga Rosana Silveira não pode...

Aurora Boreal: espetáculo de luzes é avistado no céu da Rússia

02/12/2021

Um show de luzes provocado pela aurora boreal foi visível na noite desta terça-feira (30) na Rússia....

🐋 Seis orcas são vistas ´passeando´ pelo mar de Arraial do Cabo 🐋

02/12/2021

Ao menos seis orcas foram flagradas nadando na costa de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro. As image...