UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Praias de Niterói ganham placas sobre preservação da fauna marinha

06/04/2021

Quem não gosta de apreciar a beleza das tartarugas marinhas durante uma viagem de férias? Mas você sabia que elas podem ser facilmente observadas nas praias de Icaraí, São Francisco e Charitas? A orla das praias da Baía de Guanabara de Niterói recebeu placas informativas que chamam a atenção para a presença do animal no local e para a importância da preservação da fauna em geral e do meio ambiente.
O projeto de educação ambiental é desenvolvido pela prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (Smarhs), em parceria com a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e o Projeto Aruanã, que estuda a vida das tartarugas marinhas. De acordo com a prefeitura, nos próximos meses a iniciativa será ampliada para a Enseada de Jurujuba e praias da Região Oceânica.
Na área da orla das praias da baía, as placas visam a conscientizar sobre os riscos que a tartaruga-verde corre em função do despejo irregular de lixo nas areias e como a fauna como um todo, incluindo as aves, são afetadas também pelo cerol e pela linha chilena de cafifas. Já em Jurujuba e na Região Oceânica, as placas vão alertar para a preservação de outras espécies da fauna, como garças, atobás e gaviões-carijó.
Em relação à fauna marinha, o projeto concentrou-se na tartaruga-verde, por se tratar de uma espécie frequentemente vista nas praias de baía da cidade e que se encontra em risco de extinção. As placas alertam para a ameaça que ocorre em função de ações humanas, entre as quais o descarte irregular de resíduos dos frequentadores das praias, como embalagens, canudos, sacos e copos plásticos.
Para a bióloga marinha Suzana Guimarães, coordenadora do Projeto Aruanã, alertar sobre a presença da tartaruga-verde contribuirá para a preservação de todo o meio ambiente.
— A tartaruga marinha é um animal belíssimo. Todos gostam de vê-la nadando, se alimentando nas pedras. Ela tem um apelo emocional que desperta nas pessoas o estímulo à conservação. Quando se chama a atenção para a presença dela no local, isso faz com que as pessoas queiram preservar o ambiente em si, o espaço onde ela vive — avalia.
Foram instaladas seis placas sobre a ameaça à tartaruga-verde nas seguintes praias: Boa Viagem, Flechas, Icaraí, São Francisco e Charitas. Uma sétima placa foi colocada na Praia de Charitas, para conscientizar sobre o impacto nas aves do uso do cerol e da linha chilena, uma vez que o local é frequentado por pessoas que soltam cafifas usando este tipo de material.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Rafael Robertson, ressalta que a proposta do projeto é ressaltar a necessidade de conhecer para preservar.
— As placas trazem uma linguagem bem clara e fazem com que niteroienses e visitantes possam conhecer e avaliar o perigo que o despejo irregular de lixo nas praias causa à fauna e ao meio ambiente — diz.

Fonte: O Globo

Novidades

Após nova mortandade de peixes, Ministério Público pede ações urgentes para conter degradação da Lagoa de Piratininga, em Niterói

04/12/2025

O Ministério Público do Rio (MPRJ) recomendou que a Prefeitura de Niterói, o governo estadual e o In...

Águas da Bahia e do Espírito Santo têm a maior poluição por microplásticos do litoral brasileiro, diz estudo

04/12/2025

As águas da costa leste do Brasil, que abrange a Bahia e o Espírito Santo, têm a maior concentração ...

Latas de aço valem o dobro em máquina que troca recicláveis por PIX

04/12/2025

Uma campanha nacional para incentivar a reciclagem do aço e ampliar a recuperação do material até o ...

Comissão do Congresso aprova medida provisória que regulamenta licença ambiental especial

04/12/2025

Uma comissão mista do Congresso Nacional aprovou nesta terça-feira (2) a medida provisória que regul...

Brasil comanda primeira expedição antártica neutra em carbono

04/12/2025

A Ambipar, por meio de seu Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, integra a nova missão do ...