UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Projeto apresenta fotografias do Rio antigo em postos de salvamento da orla

02/03/2021

Para comemorar os 456 anos de fundação da cidade do Rio de Janeiro, celebrados nesta segunda-feira (1º), a Riotur, apresenta o projeto "Imagens do Rio – uma galeria a céu aberto com 48 imagens do Rio Antigo exibidas nos postos de salvamento da orla.
Ao longo de 36 quilômetros do litoral, cada um dos 24 postos, da Praia do Leme, na Zona Sul, até o final da praia do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste, exibem duas imagens de aproximadamente 2 metros x 4 metros, somando um total 48 painéis.
São cinco postos em Copacabana, seis no Arpoador, Ipanema e Leblon, um em São Conrado, oito na Barra da Tijuca e quatro no Recreio dos Bandeirantes.
A curadoria é do Instituto Moreira Salles, que cedeu as imagens de seu acervo com fotografias desde 1870 até a década de 1930. No conjunto de obras, há fotografias assinadas por Marc Ferrez, Augusto Malta, entre outros.
O projeto "Imagens do Rio" contou com o apoio da concessionária OrlaRio, responsável pela montagem das fotos e confecção de placas informativas.

Veja algumas destas fotos no G1

Novidades

Unesco vai analisar 30 novas candidaturas a Patrimônio Mundial, incluindo uma do Brasil; veja a lista

21/07/2026

A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) vai analisar 30 nova...

Tintas sustentáveis protegem a água na indústria náutica

21/07/2026

A água está cada vez mais no centro das discussões ambientais, não apenas pela escassez, mas também ...

Paris amplia uso do Sena para resfriamento de edifícios

21/07/2026

O resfriamento urbano vem se consolidando como uma das principais estratégias de Paris para enfrenta...

Pescadores cortam barbatanas de tubarões vivos e os atiram de volta ao mar, diz ONG

21/07/2026

Ao longo da costa da África Ocidental, um pescador a bordo de um atuneiro chinês corta as barbatanas...

Grécia usa satélites para detectar incêndios florestais

21/07/2026

A Grécia passou a contar com uma constelação de satélites capaz de detectar incêndios florestais ain...

Incêndios avançam no Canadá e fumaça persiste em parte dos EUA

21/07/2026

Os incêndios florestais que se alastram por Ontário atingem uma área de 735 mil hectares, segundo ba...