UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Mochila que monitora passos e gasto calórico ajuda a preservar o ameaçado mico-leão-preto

02/03/2021

Contar os passos e o gasto calórico já virou rotina para muitas pessoas que praticam exercícios. Esses números, geralmente medidos por relógios digitais, ajudam quem quer perder peso ou simplesmente ter uma vida mais saudável.
Essa mesma tecnologia que fornece esse tipo de medição está sendo usada para salvar o mico-leão-preto, uma das espécies de primatas mais raras e ameaçadas do planeta.
Ao contrário dos seres humanos, os bichos não usam relógios, e sim, mochilas, colocadas por pesquisadores que estão estudando o comportamento do animal na região de Presidente Prudente (SP), no Oeste Paulista.
O objetivo é usar os dados em favor da preservação da espécie, que vive em pequenos fragmentos de vegetação no maior e mais preservado remanescente de Mata Atlântica do Estado de São Paulo, no Pontal do Paranapanema, na divisa com o Paraná e o Mato Grosso do Sul.
Através do equipamento, os pesquisadores vão conseguir analisar, por exemplo, o movimento migratório dos micos, a velocidade em que eles estão transitando e quanta energia está sendo gasta para eles se deslocarem. Tudo isso é medido por um GPS e um acelerômetro (usado para mensurar a aceleração de um objeto).
Até a primeira quinzena de fevereiro, quatro grupos de micos já estavam com as mochilas. A expectativa dos pesquisadores é de que mais três grupos recebam o equipamento ainda no primeiro semestre de 2021.
Com base nesses registros, os pesquisadores vão traçar estratégias capazes de melhorar a qualidade das florestas e apoiar os planos de ação para a conservação não só do mico-leão-preto, mas de primatas do Brasil e de todo o mundo.
Doutoranda e mestre em Ecologia, Evolução e Biodiversidade, a pesquisadora Gabriela Cabral Rezende diz que o objetivo é obter dados mais específicos – e cada vez mais precisos – sobre o mico-leão-preto.
“Será possível reconstruir o movimento deles e calcular, por exemplo, o gasto energético diário a partir dessa movimentação”, afirma.
Ela fala ainda que as pesquisas feitas em campo revelam as necessidades da espécie, “possibilitando a elaboração de estratégias para sua conservação”.
Essa pesquisa faz parte do Programa de Conservação do Mico-leão-preto, liderado pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) e que está entre as iniciativas de conservação mais duradouras do Brasil.
A luta pela preservação da espécie começou há mais de 35 anos.
O trabalho é realizado em parceria com o Laboratório de Primatologia (LaP), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Rio Claro (SP), e com o Laboratório de Movimentação Animal (SLAM), da Universidade de Swansea, no País de Gales.
A mochila colocada nos macaquinhos – que, quando adultos, pesam em média 600 gramas –tem apenas 18 gramas e é o aprimoramento do colar de GPS, usado pela primeira vez em animais desse porte pelo IPÊ, no Brasil. Nessa nova versão, o equipamento ganhou o acelerômetro.
As informações registradas na mochila são essenciais para os próximos passos do Programa de Conservação do Mico-leão-preto.
Segundo estimativa dos pesquisadores, 1.800 indivíduos vivem na natureza, mas eles estão concentrados em determinadas áreas – majoritariamente no extremo Oeste Paulista.

Saiba mais no G1

Novidades

Horta do Shopping Itaquera amplia produção e impacto social

28/04/2026

Os resíduos orgânicos gerados na praça de alimentação do Shopping Metrô Itaquera já vinham sendo rea...

Livro infantojuvenil sobre polinização pode ser baixado de graça

28/04/2026

Ao completarem a graduação em Ciências Biológicas da UFSCar Araras-SP, Juliano Schiavo e Bruna Macha...

Governo de SP lança programa de pagamento por serviços ambientais para evitar extinção da araucária

28/04/2026

O governo de São Paulo lançou na quarta-feira (22) um edital voltado à conservação da araucária, esp...

Berçário de baleias-jubartes e budiões, Abrolhos tem mobilização por ampliação de áreas protegidas

28/04/2026

"Vocês viram o tamanho da colônia de Millepora que tem ali?" "Vi! Imensa e está totalmente saudável...

Desmatamento na Amazônia cai 17% no 1º trimestre, mas volta a subir em março

28/04/2026

A Amazônia fechou o primeiro trimestre de 2026 com queda de 17% no desmatamento, mostram dados de um...

Brasil produz 2,4 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano; entenda por que isso é um problema ambiental e o que fazer com o seu

28/04/2026

Todo mundo tem aquela gaveta com coisas que não usa mais, produtos antigos. Com certeza, se você abr...