UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
🦍 Filhote de gorila é o primeiro a nascer no zoo de Berlim em 16 anos

25/02/2021

O primeiro gorila nascido no zoológico de Berlim, na Alemanha, em 16 anos parecia feliz e à vontade na última terça-feira (23) em um vídeo divulgado por seus tratadores, oito dias após seu nascimento.
O recém-nascido, que ainda não recebeu um nome porque seu gênero não foi determinado, é o filhote de uma mãe de 24 anos, Bibi, e seu parceiro de 16 anos, Sango, anunciou o zoológico.
Durante a atual pandemia de coronavírus, nem mesmo tratadores ou veterinários se aproximarão do pequeno primata.
Em janeiro, até oito gorilas do San Diego Zoo Safari Park teriam contraído Covid-19 de um tratador humano depois que um dos animais testou positivo, marcando a primeira transmissão conhecida do vírus para macacos, disseram funcionários do zoológico na época.
O coronavírus também foi encontrado em várias outras espécies de animais selvagens em cativeiro, incluindo vários leões e tigres no zoológico do Bronx, em Nova York, e quatro leões no zoológico de Barcelona, na Espanha.
As casas internas do Zoológico de Berlim estão atualmente fechadas para visitantes devido às restrições do coronavírus e o ambiente atual mais silencioso é exatamente o que o pequeno gorila precisa, de acordo com seus tratadores, que elogiaram ambos os pais de primeira viagem.
Bibi “está fazendo um trabalho fantástico”, disse seu tratador Christian Aust.
Mais da metade da população global de gorilas das montanhas vive no Parque Nacional de Virunga, na República Democrática do Congo, que fica nos vulcões cobertos por florestas da África Central.
É o parque nacional mais antigo do continente e a maior reserva de floresta tropical, cobrindo 7.800 km2.

Fonte: G1

Novidades

Policiais resgatam macaco que estava em poder de traficantes na Zona Norte

18/11/2025

Policiais do 41º BPM (Irajá) resgataram, neste domingo (16), um macaco-prego que estava sob a posse ...

Onça-parda e seus dois filhotes são flagrados em reserva biológica em Petrópolis; vídeo

18/11/2025

Uma onça-parda mãe (Puma concolor) foi flagrada passeando com seus dois filhotes, com idades estimad...

Pesquisa analisa risco de morte por ingestão de plástico para animais marinhos

18/11/2025

Uma equipe internacional de pesquisadores apresentou a primeira análise quantitativa detalhada do ri...

Investimento climático cresce 157% no Brasil, mas deixa de lado setores com mais emissões

18/11/2025

O volume de recursos destinados ao enfrentamento da mudança climática no Brasil mais que dobrou desd...

Embrapa lança selo para certificar carne bovina sustentável na COP30

18/11/2025

A Embrapa lançou durante a COP30, no domingo (16), a certificação Carne Baixo Carbono (CBC), criada ...

Ignorar clima custará até 33% do PIB de Brasil e vizinhos, diz ONU

18/11/2025

A falta de ação diante das mudanças climáticas pode custar o equivalente a até 33% do PIB (Produto I...