UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Presença de onças-pintadas tem aumento em detecções após queimadas no Pantanal em MT

23/02/2021

A presença de novas onças-pintadas aumentou após as queimadas no Pantanal em Mato Grosso. Alguns dos motivos disso, segundo um levantamento feito por guias de turismo locais, foram a estiagem prolongada, os incêndios florestais, a falta de alimento e sombra às margens dos rios e alteração na vegetação pantaneira. Não se pode dizer que houve um aumento no número de animais, mas sim na detecção deles na região.
O levantamento observou uma resiliência do Pantanal mato-grossense: apesar da destruição causada pelos incêndios, a fauna e flora começam a ressurgir aos poucos e a circulação desse e de outros animais está mais visível aos moradores e turistas.
Em 2020, o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA) registrou 4,350 milhões de hectares incendiados no Pantanal, ou seja, 30% do bioma.
Os incêndios também atingiram o Parque Estadual Encontro das Águas, localizado na região de Porto Jofre, na cidade de Poconé (distante 102 km de Cuiabá), e destruíram 85% do parque.
A localidade é conhecida por deter a maior densidade de onças-pintadas do mundo. Turistas do país e do exterior procuram o parque para fazer a observação de onças-pintadas durante passeios de barco.
De acordo com Ailton Lara - guia de turismo naturalista e um dos responsáveis pelo levantamento -, o número de detecção de onças-pintadas foi obtido com ajuda de outros guias de turismo, pilotos de barcos, visitantes e Organizações sem fins lucrativos (ONGs) que participam ativamente de atividades e conhecem o Pantanal.
A partir de dados fotográficos, o grupo conseguiu fazer um levantamento sobre o número estimado de onças-pintadas na região.
Nos últimos 13 anos de observação, o número médio de detecção de novas onças-pintadas é de 11 ‘indivíduos novos’ por ano, ou seja, esses animais nunca foram vistos antes na localidade.
“Alguns anos observamos mais, outros percebemos menos que foram catalogadas, mas esse número de indivíduos vem aumentando a cada ano na região. Em 2020 o Pantanal sofreu um dos maiores incêndios florestais da história humana e afetou muito, a flora e a fauna”, disse Ailton.
Apesar do rastro de destruição e mortes de animais, o levantamento mostrou que a taxa de detecção de novas onças-pintadas aumentou 173% na região.

Esta reportagem pode ser lida na íntegra no G1

Novidades

Baía de Guanabara mais limpa: rede de esgoto começa a chegar ao Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio

10/03/2026

O cenário do Complexo da Maré — formado por 16 favelas — está em transformação, com um vaivém de ope...

Justiça condena três réus por contrabando de 18 girafas no Rio

10/03/2026

A Justiça Federal do Rio de Janeiro condenou três réus no caso da importação de 18 girafas da África...

Lado oculto da jaqueira: árvore invasora empobrece chão da Mata Atlântica e afeta sapos

10/03/2026

Espécies invasoras são uma das principais ameaças à biodiversidade no mundo. Ao se espalharem fora d...

Maior cafezal urbano do mundo, Instituto Biológico recebe novos pés para testar mudanças climáticas

10/03/2026

A maior plantação urbana de café do mundo, localizada na cidade de São Paulo, recebeu esta semana ce...

Nova espécie de perereca é descoberta em cidade de Minas Gerais

10/03/2026

Uma nova espécie de perereca descoberta no cerrado do noroeste de Minas Gerais reforça o que a ciênc...