UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Presença de onças-pintadas tem aumento em detecções após queimadas no Pantanal em MT

23/02/2021

A presença de novas onças-pintadas aumentou após as queimadas no Pantanal em Mato Grosso. Alguns dos motivos disso, segundo um levantamento feito por guias de turismo locais, foram a estiagem prolongada, os incêndios florestais, a falta de alimento e sombra às margens dos rios e alteração na vegetação pantaneira. Não se pode dizer que houve um aumento no número de animais, mas sim na detecção deles na região.
O levantamento observou uma resiliência do Pantanal mato-grossense: apesar da destruição causada pelos incêndios, a fauna e flora começam a ressurgir aos poucos e a circulação desse e de outros animais está mais visível aos moradores e turistas.
Em 2020, o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA) registrou 4,350 milhões de hectares incendiados no Pantanal, ou seja, 30% do bioma.
Os incêndios também atingiram o Parque Estadual Encontro das Águas, localizado na região de Porto Jofre, na cidade de Poconé (distante 102 km de Cuiabá), e destruíram 85% do parque.
A localidade é conhecida por deter a maior densidade de onças-pintadas do mundo. Turistas do país e do exterior procuram o parque para fazer a observação de onças-pintadas durante passeios de barco.
De acordo com Ailton Lara - guia de turismo naturalista e um dos responsáveis pelo levantamento -, o número de detecção de onças-pintadas foi obtido com ajuda de outros guias de turismo, pilotos de barcos, visitantes e Organizações sem fins lucrativos (ONGs) que participam ativamente de atividades e conhecem o Pantanal.
A partir de dados fotográficos, o grupo conseguiu fazer um levantamento sobre o número estimado de onças-pintadas na região.
Nos últimos 13 anos de observação, o número médio de detecção de novas onças-pintadas é de 11 ‘indivíduos novos’ por ano, ou seja, esses animais nunca foram vistos antes na localidade.
“Alguns anos observamos mais, outros percebemos menos que foram catalogadas, mas esse número de indivíduos vem aumentando a cada ano na região. Em 2020 o Pantanal sofreu um dos maiores incêndios florestais da história humana e afetou muito, a flora e a fauna”, disse Ailton.
Apesar do rastro de destruição e mortes de animais, o levantamento mostrou que a taxa de detecção de novas onças-pintadas aumentou 173% na região.

Esta reportagem pode ser lida na íntegra no G1

Novidades

Era só um banho: capivara aparece em canal da Tijuca, mobiliza moradores e subprefeitura, mas não estava em perigo; veja vídeo

09/04/2026

A presença de uma capivara no canal da Avenida Maracanã, na Tijuca, chamou a atenção de moradores e ...

O Cerrado armazena até seis vezes mais carbono do que a Amazônia, diz estudo

09/04/2026

O Cerrado guarda carbono milenar e pode armazenar até seis vezes mais do que a Floresta Amazônica. É...

Coleta gratuita de lâmpadas fluorescentes é ampliada no Brasil

09/04/2026

Em 2025, a Portaria INMETRO nº 693/2025 proibiu a fabricação e importação de lâmpadas fluorescentes ...

Ar condicionado de tubos de argila tem custo zero de energia

09/04/2026

Um estúdio indiano de arquitetura, com sede em Nova Délhi, teve uma ideia incrível: usar cones de ar...