UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Busca
Em destaque
Atualidades

Águas do Rio testa estratégia do rio Pinheiros em despoluição da baía de Guanabara

A Águas do Rio, principal concessionária de saneamento do Rio de Janeiro, iniciou no fim do ano passado testes com tecnologias usadas no projeto de limpeza do rio Pinheiros para acelerar a despoluição da baía de Guanabara.
Desde novembro, a empresa usa a estação de tratamento de esgoto da Pavuna para despoluir o rio de mesmo nome, estratégia das unidades de recuperação utilizadas em SP. Em janeiro, também passou a fazer injeção de oxigênio no rio Joana, na Tijuca, para reduzir a matéria orgânica gerada pelo lançamento de esgoto.
As duas estratégias são auxiliares à principal de despoluição no Rio, assim como foram em SP. Elas fazem parte do orçamento total de R$ 2,7 bilhões para o projeto.
A Águas do Rio tem até 2026 para barrar o lançamento dos dejetos nos corpos hídricos que deságuam na baía de Guanabara por meio dos chamados coletores de tempo seco. Eles têm esse nome porque operam apenas em dias sem chuva, usando a rede pluvial para encaminhar o esgoto para as estações de tratamento.
O contrato de concessão também prevê a ampliação da rede exclusiva de esgoto para 90% da população até 2033.
Como a Folha mostrou em setembro, a construção dos coletores de tempo seco está em atraso por falta de aprovação dos projetos na Agenersa (Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico). A concessionária, porém, garante que entregará a estrutura no prazo acordado.
A injeção de oxigênio é a tecnologia mais nova para auxiliar no objetivo. Ela consiste na captação de parte da vazão do rio, para fazer o beneficiamento com oxigênio em tanques e devolver a água para o leito.

Conclua a leitura desta matéria na Folha de S. Paulo

Editais

03/01/2024

Chamada de Propostas ´Expedições Científicas´ – In...

Data limite para submissão: 29/04 Para saber mais acesse o

Agende-se

19/02/2024

V Congresso Latino Americano Sobre Conflitos Ambie...

de 21 a 25 de outubro Manaus, Amazonas, Brasil Período de inscrições: de 01 de fevereiro até 31 ...

Notícias

26/03/2024

Mudanças climáticas: software desenvolvido pela UF...

Uma ferramenta de previsibilidade climática com capacidade de mostrar tendências do clima em uma esc...

Oportunidade

11/02/2022

Moção Pública de Repúdio ao Projeto de Lei 6.299/ ...

Abaixo o texto em pdf de Associação Brasileira de Mutagênese e Genômica Ambiental.