Ameaçado de extinção, muriqui-do-sul é registrado pela 1ª vez em parque estadual no RJ; veja vídeo

Pesquisadores confirmaram pela primeira vez a presença de grupos familiares de muriquis-do-sul (Brachyteles arachnoides) no interior do Parque Estadual Cunhambebe, unidade de conservação que abrange quase 40 mil hectares na Costa Verde do Rio de Janeiro.
As imagens que registraram o flagrante foram feitas em meados de abril deste ano, segundo o Inea (Instituto Estadual do Ambiente), mas a descoberta inédita foi anunciada nesta quarta-feira (27), Dia do Muriqui, por meio de parceria entre o Projeto Muriqui Bocaina, o Inea e a mineradora Vale.
O registro foi obtido em área de difícil acesso com o uso de drones equipados com câmeras termográficas. A tecnologia, associada ao trabalho de monitores ambientais do parque, permitiu identificar dois grupos distintos de muriquis, totalizando 36 indivíduos. Até então, havia apenas relatos e vestígios da espécie no Cunhambebe.
Considerado o maior primata das Américas, o muriqui-do-sul é endêmico da mata atlântica e classificado como criticamente ameaçado de extinção pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza). No Brasil, ele aparece na lista de espécies em perigo do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). Estima-se que restem menos de 1.200 indivíduos em vida livre.
"Registramos os muriquis em duas localidades distantes entre si, o que sugere a presença de dois grupos. O parque abriga florestas bem preservadas e nossa expectativa é de encontrar outros na região", afirma o biólogo Felipe Brandão, coordenador do Projeto Muriqui Bocaina.
Termine de ler esta reportagem clicando na Folha de S. Paulo
Editais
08/07/2025
Edital FAPERJ Nº 16/2025 – Treinamento e Capacitaç...
Publicado em D.O. em 18/06/2025 Lançamento do programa: 26/06/2025 Submissão de propostas on-line:...
Agende-se
08/04/2025
NÓS II: Congresso Internacional Estudos da Paisage...
de 4 e 7 de outubro em Maceió - AL ⚠️ O prazo para submissão de resumos ence...
Notícias
28/08/2025
Fora de época, amendoeiras trocam as folhas no Rio...
Uma mistura de verde, vermelho e amarelo se espalhou por ruas, praças e parques do Rio. Chama atençã...
Oportunidade
11/02/2022
Moção Pública de Repúdio ao Projeto de Lei 6.299/ ...
Abaixo o texto em pdf de Associação Brasileira de Mutagênese e Genômica Ambiental.