UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Busca
Em destaque
Atualidades

Coleta de material orgânico: restaurantes do Rio optam pelo serviço, que transforma restos em adubo

Restos de fruta, cascas de ovo e borras de café. Em vez da lata de lixo comum, alguns restaurantes do Rio estão dando um novo destino a esse material, contratando a coleta de resíduos orgânicos, que coleta o material e os leva para usinas de compostagem.
As sete unidades do Gurumê — que serve comida japonesa — na cidade, a rede Aipo&Aipim, o Venga, o Ocyá, a rede Delírio Tropical e o Lasai, do chef Rafa Costa e Silva, fazem parte dos estabelecimentos que contratam esse serviço. Shopping centers, como o Rio Sul e o Barra Shopping, também fazem parte da lista.
Como bares e restaurantes não podem fazer uso da coleta comum de lixo, precisam contratar serviços particulares, que, no geral, descartam o lixo em aterros. A opção é contratação de empresas especializadas em resíduos orgânicos, o que, no entanto, gera custos extras.
— À medida que o número de estabelecimentos que optam pela compostagem cresce, este serviço tende a ficar mais barato — observa Nicholas Chamma, um dos fundadores da companhia Casca, que oferece esse tipo de coleta.
Além do custo, entre os desafios está ainda a falta de espaço para armazenamento desses materiais nos estabelecimentos. Mas o Sindicato dos Bares e Restaurantes do Rio (SindRio) afirma estar se mobilizando para ampliar o número de adeptos a esse tipo de coleta.
— Queremos dar visibilidade aos bons exemplos para estimular soluções que sejam boas para o meio ambiente e não impacte no caixa dos restaurantes e bares — afirma Sérgio Abon, diretor-executivo do SindRio.

A matéria na íntegra pode ser lida no Extra

Editais

23/10/2024

Educação para Gestão Ambiental da Mata Atlântica

Já pensou em estudar em Ilha Grande? 🏝️ O Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvime...

Agende-se

16/09/2024

5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente

de 6 a 9 de maio de 2025 em Brasília As etapas livres e municipais já ocorrem em todo o país, co...

Notícias

14/01/2025

Energia limpa: ônibus movido a GNV passa a circula...

Dentro de um projeto-piloto para a redução de emissões de gases de efeito estufa, um ônibus movido a...

Oportunidade

11/02/2022

Moção Pública de Repúdio ao Projeto de Lei 6.299/ ...

Abaixo o texto em pdf de Associação Brasileira de Mutagênese e Genômica Ambiental.