UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Resort em Itu é o 1º do Brasil a receber certificação Green Key

11/04/2024

Eme abril de 2024, o Novotel Itu Golf & Resort, se tornou o primeiro resort do Brasil a conquistar a certificação Green Key, principal selo de excelência socioambiental dentro da indústria de turismo e hospitalidade. Para receber a certificação, o resort da rede Accor foi avaliado em uma série de critérios, divididos em 13 temas principais que abordam aspetos relacionados à gestão ambiental, uso de energia, gestão de resíduos, conservação da água, entre outras práticas sustentáveis.
“Receber a certificação Green Key é mais do que um reconhecimento; é uma validação do nosso compromisso com um futuro mais sustentável. Estamos orgulhosos de fazer história como o primeiro resort do Brasil a alcançar este marco e pretendemos avançar ainda mais com novas práticas em nosso hotel para contribuir com o meio ambiente e com a sociedade”, comemora Carlos Jacobina, gerente geral do Novotel Itu Golf & Resort.
Entre as iniciativas para minimizar os impactos ambientais do hotel, destaca-se a eliminação de todos os itens de plásticos de uso único, evitando o descarte de quase 215 mil garrafas pet e copos plásticos, só em 2023. O resort também reduziu em 50% o seu consumo de água e reutilizou mais de 4 milhões de litros de água para uso em descargas sanitárias e irrigação de jardim.
Desde a sua fundação, em 2018, o resort tem 3 grandes reservatórios de água. Um recebe a água das torneiras e chuveiros, chamada água cinza, que passa por tratamento para reuso. Outro reservatório é destinado à captação da água de chuva, que também é tratada. O terceiro reservatório recebe a água tratada dos outros dois, disponibilizando o recurso para a jardinagem e limpeza.
A gestão de resíduos também tem exemplos de boas práticas, a começar pela compostagem de resíduos orgânicos. Em 2023, foram destinadas para uma composteira industrial localizada no resort 3,5 toneladas de resíduos. O equipamento acelera a decomposição do material e gerou 1,2 tonelada de adubo orgânico que é usado na manutenção dos jardins e distribuído gratuitamente aos hóspedes. Além da compostagem, um cardápio especial reaproveita cascas e talos de alimentos em receitas saudáveis que evitam o descarte de resíduos orgânicos.
Em relação aos resíduos recicláveis, o hotel enviou para a reciclagem 46 toneladas de recicláveis. Entre este material estavam cerca de 300 mil latas de alumínio que substituíram as garrafas e copos plásticos – um resíduo valioso que foi doado para a ONG Aspa que trabalha com animais abandonados em Itu. A organização recebe ainda uma parte das tarifas da diária pet do hotel, somando mais de R$ 50 mil para o acolhimento de cães na instituição. Outra ONG que tem parceria com o resort é a Realidades, que promove melhorias habitacionais como base de desenvolvimento a famílias e territórios vulnerabilizados da região de Itu.
O Novotel Itu conta ainda com uma operação com 100% de energia de fontes renováveis proveniente do Mercado Livre de Energia e utiliza cerca de 200 placas solares para aquecimento de água.
“Os esforços para reduzir a pegada ambiental na indústria hoteleira desempenham um papel crucial na preservação das belezas naturais de nosso país. Observamos um interesse crescente entre turistas, gestores de estabelecimentos turísticos e autoridades públicas nessa direção. Além de ser um indicador de comprometimento das instituições com a sustentabilidade, o programa responde de maneira proativa à crescente demanda de turistas conscientes que buscam opções de hospedagem com valores ambientais, sociais e responsáveis”, ressalta Leana Bernardi, coordenadora nacional do Green Key, também destaca a importância dessa realização.

Conclua esta leitura no CicloVivo

Novidades

Com Escola Permacultural, jovens do RJ mudam seus bairros

16/05/2024

Sair da rotina pedagógica tradicional e aprender fora da escola é uma realidade para os estudantes d...

Colégio de aplicação da PUC cria horta orgânica e destina produtos para creches da Rocinha

16/05/2024

O Colégio de Aplicação Teresiano PUC-Rio acaba de criar uma horta orgânica para o uso de alunos, fun...

Hospital público em Goiás planta uma árvore a cada nascimento

16/05/2024

Uma nova árvore para celebrar o nascimento de uma nova vida. Com essa ideia em mente surgiu o projet...

Mais de 98% dos quilombos no Brasil estão ameaçados, aponta estudo

16/05/2024

Mais de 98% dos territórios quilombolas estão ameaçados. Isso é o que mostra o estudo inédito divulg...

O que o Rio Grande do Sul pode aprender com as falhas na resposta ao Katrina nos EUA

16/05/2024

No momento em que o Rio Grande do Sul confronta o alcance da destruição provocada pela maior enchent...