UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Petrópolis reforça ações contra dengue em todo o município

01/02/2024

A Secretaria municipal de Saúde de Petrópolis está intensificando o combate à dengue no município com agentes comunitários de saúde participando de ações, reforçando as informações sobre as medidas para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti durante as visitas domiciliares. Nas últimas semanas, a Coordenadoria de Vigilância Ambiental promoveu encontros com os agentes que atuam em todas as regiões do município para apresentar o cenário da dengue, orientando a população.
De acordo com a SMS-Petrópolis, mais de 28 mil visitas domiciliares já foram realizadas pelos agentes de endemias desde o início de janeiro. Com base no último Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), a Coordenadoria de Vigilância Ambiental está retornando às regiões positivas para notificar e reforçar os proprietários de imóveis onde foram encontradas larvas do mosquito.
- Dias de chuva seguidos de sol criam ambientes propícios para o aumento da proliferação do mosquito. Nesta hora que temos que redobrar os cuidados. As peças criadas pelas chuvas se acumulam, nos quintais e nos terrenos. E ao contrário do que muitos pensam, o mosquito gosta de água limpa para se proliferar. Por isso é necessário que façamos os 10 minutos semanais eliminando a água parada - salienta o secretário de saúde, Marcus Curvelo.
- Estamos convocando a todos para participar do combate ao mosquito Aedes aegypti, que além da dengue, é responsável também pela transmissão dos vírus chikungunya e zica. É fundamental que a população entre junto nesta luta contra o mosquito - disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Fonte: Extra

Novidades

Pesquisa registra biodiversidade marinha em Copacabana e revela peixe inédito na região

06/02/2025

Um estudo de pesquisadores da UFF, em parceria com a Colônia de Pescadores Artesanais de Copacabana ...

Alagamentos e danos ao pescado: marisqueiros denunciam impactos de obras de revitalização no centro de Niterói

06/02/2025

Quem passa pelos fundos do Shopping Bay Market, na direção do Terminal Rodoviário João Goulart, no C...

Meteorologistas, bombeiros e hidrólogos: quem envia os alertas da Defesa Civil?

06/02/2025

Por volta das 15h de sexta-feira (24), o meteorologista da Defesa Civil do Estado de São Paulo Clebe...

Desafio revela alimentos que ajudam a regenerar a natureza

06/02/2025

Após uma jornada de um ano e meio de aprendizado e inovação, os produtos desenvolvidos durante o Des...

Indígenas plantam e recuperam 150 hectares de mata atlântica em Minas Gerais

06/02/2025

No nordeste de Minas Gerais, bem na divisa com a Bahia, a recuperação da mata atlântica tem brotado ...