UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Relógio histórico do Largo da Carioca é restaurado e recupera badalada musical

22/10/2019

Um novo som está ecoando no Largo da Carioca e atraindo a curiosidade das pessoas que circulam diariamente por um dos trechos mais movimentados do Centro do Rio. A música não vem dos artistas de rua que costumam fazer daquela praça o seu palco, mas de um relógio histórico que acaba de ser restaurado e recuperou as badaladas musicais que haviam sido silenciadas por quase duas décadas.
É uma música diferente para cada hora redonda, das 7h às 21h, num repertório variado que vai da clássica “Aleluia” de Haendel a marchinha “Tá chegando a hora”, de Rubens Campos e Henricão, passando por “Cidade Maravilhosa”, de André Filho; “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira; e “Valsa de uma cidade”, de Ismael Netto e Antonio Maria. As músicas e a sequência são as mesmas introduzidas numa das últimas reformas da peça, em 1999. Pouco tempo depois o relógio deixou de funcionar. Quem passa pelo local, aprova a novidade.
— Ficou muio bonito e gostei da musiquinha. O monumento já fazia parte do meu roteiro, mas agora está bem melhor — aprovou guia turístico Fernando Ruiz, que acompanhava um grupo de turistas de diferentes nacionalidades em um passeio pelo Centro do Rio.
O monumento é de 1909 e era originalmente um lampadário decorativo, composto por peças ornamentais e feitas em ferro fundido. Foi o segundo do Rio. O primeiro lugar da cidade a ganhar esse tipo de iluminação pública especial foi a Lapa, em 1906, logo após a abertura da Avenida Central, atual Rio Branco.
O relógio de quatro faces que está no topo do monumento chegou um pouco mais tarde. Foi instalado em 1947, na gestão do prefeito Mendes de Moraes. Junto com o da Glória, é um dos únicos relógios monumentais da cidade. Sua instalação no alto do lampadário exigiu uma adaptação com a remoção das luminárias superiores, tendo sido mantidas apenas as inferiores.
Apesar de ter sobrevivido às diversas transformações do Largo da Carioca ao longo dos anos — na década de 1970 precisou ser desmontado e guardado, por conta das obras do metrô —, o monumento não ficou livre da degradação, da ação do vandalismo e do furto de peças e equipamentos, além da ação do tempo. Problemas como esse fizeram com que a restauração minuciosa demorasse seis meses para ser concluída.
— O monumento estava abandonado há muito tempo. Tinha muitas peças faltando, que foram roubadas, muita ferrugem e sujeira. Toda a parte de mecanismo do relógio teve de ser substituída e modernizada. Além disso, havia muitas pedras do piso quebradas, na base do monumento, e precisaram ser trocadas. Foi um trabalho difícil — afirmou Francisco Monteiro, dono da AQ Engenharia, responsável pela restauração, que foi bancada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Segundo Monteiro, a parte mais complicada foi a restauração das peças em ferro fundido, como as esculturas, que ficam numa base circular do monumento onde se apoiam três sereias aladas representando o comércio, a indústria e a navegação. Ele contou que para esse trabalho teve de correr atrás de empresas em outros estados, porque não há mais quase lugares onde se fazer fundição artística no Rio de Janeiro, onde essa atividade está praticamente extinta.

Leia a reportagem completa em O Globo

Novidades

Mudanças climáticas: software desenvolvido pela UFF será capaz de prever eventos como secas ou temporais décadas à frente

26/03/2024

Uma ferramenta de previsibilidade climática com capacidade de mostrar tendências do clima em uma esc...

Nova Iguaçu: alunos da rede pública de ensino participam do projeto ´Protetores Mirins´, de cuidado com o meio ambiente

26/03/2024

A Guarda Municipal Ambiental, órgão ligado à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Iguaç...

‘Distribuidoras’ de energia solar atraem 2 milhões de clientes com redução de 20% na conta de luz. Entenda o novo modelo

26/03/2024

Em vários bairros do Rio, uma empresa de energia anuncia conta de luz até 20% mais barata que a da c...

Dia de Limpeza da Baía de Guanabara: chuvas adiam ações em 13 praias do Rio de Janeiro

26/03/2024

Por causa da previsão de chuvas fortes em todo o Rio de Janeiro até domingo, a terceira edição do Cl...

Ilha em Guarujá (SP) ganha selo de sustentabilidade inédito nas Américas

26/03/2024

Tradicional destino da Baixada Santista, Guarujá acaba de ter sua Ilha dos Arvoredos reconhecida com...

Rios da mata atlântica têm leve melhora na qualidade da água, aponta estudo

26/03/2024

A qualidade das águas dos rios que compõem a mata atlântica teve uma melhora gradativa, de acordo co...