UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Sem barco para fiscalizar, Ilha Grande está desprotegida

08/10/2019

Com belezas e biodiversidade distribuídas por 193 quilômetros quadrados, a Ilha Grande há muito tempo não é um paraíso isolado, e hoje já abriga uma população de cerca de sete mil habitantes. Mas zelar pela região, que tem título de Patrimônio Mundial da Unesco, não vem sendo fácil. Os órgãos de fiscalização não contam sequer com um barco para percorrer as muitas praias da ilha, ameaçada sobretudo pela expansão imobiliária desenfreada e irregular. A Superintendência Regional da Baía da Ilha Grande (Subpig), do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) trabalham em condições precárias. Não há sequer perspectiva de quando haverá recursos para adquirir novas embarcações.
Há mais de um ano os dois órgãos estão sem lanchas, fundamentais para cuidar do vasto e rico território que já foi terra dos índios Tamoios. O Ibama, por exemplo, perdeu até sua sede, na Avenida Júlio Cesar de Noronha 317, no Centro de Angra dos Reis, interditada pela Defesa Civil em 27 de maio. Com goteiras e ameaçada de desabamento, a construção teve que ser esvaziada. Hoje, três dos seis funcionários trabalham, sem internet, numa minúscula sala cedida pelo Inea na Avenida Luigi Amendola 326, também no Centro. Como o espaço é apertado, os outros funcionários dão expediente em casa e usam os próprios telefones para manter a rotina da repartição.
O Instituto Estadual do Ambiente informou, por meio de nota, que atua na Ilha Grande com fiscalização constante.
"As equipes da superintendência regional do órgão e das unidades de conservação, administradas pelo instituto, são atendidas por embarcação própria do Inea (que está sendo usada pelo Parque Estadual da Ilha Grande). Há uma lancha que foi encontrada parada por esta gestão e entrará em manutenção. O instituto informa que administra o Parque Estadual da Ilha Grande. A fiscalização e o monitoramento, na área de abrangência da unidade de conservação, são feitos por servidores do órgão e por guarda-parques. O parque realiza ações de fiscalização rotineiras em terra e por mar.", disse o Inea.
Advogado especializado em direito ambiental e integrante do Grupo Ação Ecológica (GAE), Rogério Zouein diz que a falta de embarcações deixa a fiscalização em situação crítica diante da complexidade da ilha.
— Na Ilha Grande, cuja grandiosidade geográfica dificulta a fiscalização, é fundamental ter permanentemente uma estrutura de administração e fiscalização com lanchas. Só assim é possível atuar não só punitivamente, mas de forma educativa e preventiva. A situação atual é inaceitável — critica Zouein.

Leia mais em O Globo

Novidades

Mudanças climáticas: software desenvolvido pela UFF será capaz de prever eventos como secas ou temporais décadas à frente

26/03/2024

Uma ferramenta de previsibilidade climática com capacidade de mostrar tendências do clima em uma esc...

Nova Iguaçu: alunos da rede pública de ensino participam do projeto ´Protetores Mirins´, de cuidado com o meio ambiente

26/03/2024

A Guarda Municipal Ambiental, órgão ligado à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Iguaç...

‘Distribuidoras’ de energia solar atraem 2 milhões de clientes com redução de 20% na conta de luz. Entenda o novo modelo

26/03/2024

Em vários bairros do Rio, uma empresa de energia anuncia conta de luz até 20% mais barata que a da c...

Dia de Limpeza da Baía de Guanabara: chuvas adiam ações em 13 praias do Rio de Janeiro

26/03/2024

Por causa da previsão de chuvas fortes em todo o Rio de Janeiro até domingo, a terceira edição do Cl...

Ilha em Guarujá (SP) ganha selo de sustentabilidade inédito nas Américas

26/03/2024

Tradicional destino da Baixada Santista, Guarujá acaba de ter sua Ilha dos Arvoredos reconhecida com...

Rios da mata atlântica têm leve melhora na qualidade da água, aponta estudo

26/03/2024

A qualidade das águas dos rios que compõem a mata atlântica teve uma melhora gradativa, de acordo co...