UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
RedesFito lança livro que destaca o conhecimento popular sobre plantas medicinais no extremo sul da Bahia

23/05/2019

O lançamento do livro Conhecimento Popular de Plantas Medicinais do Extremo Sul da Bahia aconteceu no salão Internacional da ENSP (25/04). O livro é um dos produtos do projeto denominado Saúde e Plantas Medicinais em Sistemas Produtivos Agroecológicos no Extremo Sul da Bahia. O projeto objetiva a inserção de espécies medicinais em sistemas produtivos de assentamentos agroecológicos do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em três municípios do local.
O evento foi iniciado com uma mesa de abertura seguida de uma mesa de diálogo, com os participantes do processo de elaboração do livro. O lançamento terminou com uma confraternização entre os participantes.
Estiveram na mesa de diálogo: Jorge Souza Mendonça, diretor do Instituto de Tecnologia em Fármacos; Hermano Albuquerque de Castro, diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; Marco Antônio Menezes vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz; Carlos Finatto Belle, diretor da editora Expressão Popular; Glauco de Kruze Villas Bôas, coordenador do Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde de Farmanguinos/ RedesFito.
Para o vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Marco Antônio Menezes, o projeto reforça uma agenda da Fundação, voltada para a agroecologia e para a valorização do conhecimento popular. Marco afirma que o trabalho demonstra o que a Fiocruz pensa sobre a construção coletiva do conhecimento. Para ele o livro é uma proposta de respeito às comunidades tradicionais, pois a construção do conhecimento está sendo feita a partir da discussão com as comunidades tradicionais, valorizando o território e os espaços de produção de conhecimento.
O diretor de Farmanguinhos, Jorge Souza Mendonça, parabenizou o conjunto de autores pelo trabalho realizado, que resultou no livro. Jorge Mendonça, destacou o trabalho do coordenador do projeto, Glauco Villas Boas, dizendo ter a certeza de que os autores foram absolutamente respeitados para que pudessem contribuir com seus conhecimentos na elaboração do livro. "Que seja uma fonte de inspiração, não somente para a rede, mas para todos que trabalham com plantas medicinais, ressaltou o diretor.
Na mesa de diálogo estiveram presentes: os participantes do processo de elaboração do livro - Glauco Villas Bôas, coordenador geral do projeto Saúde e Plantas Medicinais em Sistemas Produtivos Agroecológicos no Extremo sul da Bahia; Paulo Sabroza, coordenador da vertente monitoramento em saúde do projeto; João Dagoberto e Paulo Lopes, da Escola Superior de Agricultura, Luiz de Queiroz (USP); Aimberê Gomes Jardim, da direção do setor saúde do MST; Danilo Oliveira de Araújo,da Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto e os gurdiães do conhecimento Vanuza Souza, Valdemiro Moreira, Jonas Barbosa e Osmar dos Santos.
Os participantes do projeto falar sobre suas experiências e formas de participação no projeto e na elaboração do material que resultou no livro. Para eles a experiência de resgatar e compartilhar o conhecimento popular das plantas medicinais é gratificante e enriquecedora para a população.

Fonte: RedesFito

Novidades

Moradores pedem a suspensão de obra de posto salva-vidas sobre a restinga de Itacoatiara

12/11/2019

Previstos para serem entregues este mês, os dois novos postos de salva-vidas na Praia de Piratininga...

Óleo no Nordeste: pesquisadores da Fiocruz pedem estado de emergência em saúde pública

12/11/2019

Um grupo de pesquisadores da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) no Nordeste está pedindo ao governo que...

Pesquisadoras da UFSCar e do Cefet criam canudo biodegradável feito de mandioca

12/11/2019

Pesquisadoras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e do Centro Federal de Educação Tecnoló...

Fotos mostram animais silvestres sendo devolvidos à natureza em Vilhena, RO

12/11/2019

Quatorze animais silvestres capturados em ruas de Vilhena (RO), durante o mês de outubro, foram devo...

Navios da Marinha chegam a Suape para reforçar o combate ao óleo que atinge o litoral

12/11/2019

Os dois maiores navios da Marinha do Brasil chegaram, odomingo (10), ao Porto de Suape, no Grande Re...

Prefeitura improvisa barreira para evitar que óleo atinja lagoa em Caucaia, no Ceará

12/11/2019

Uma nova barreira foi montada nesta sexta-feira (8) para tentar evitar que o óleo já presente na Pra...