UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
RedesFito lança livro que destaca o conhecimento popular sobre plantas medicinais no extremo sul da Bahia

23/05/2019

O lançamento do livro Conhecimento Popular de Plantas Medicinais do Extremo Sul da Bahia aconteceu no salão Internacional da ENSP (25/04). O livro é um dos produtos do projeto denominado Saúde e Plantas Medicinais em Sistemas Produtivos Agroecológicos no Extremo Sul da Bahia. O projeto objetiva a inserção de espécies medicinais em sistemas produtivos de assentamentos agroecológicos do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em três municípios do local.
O evento foi iniciado com uma mesa de abertura seguida de uma mesa de diálogo, com os participantes do processo de elaboração do livro. O lançamento terminou com uma confraternização entre os participantes.
Estiveram na mesa de diálogo: Jorge Souza Mendonça, diretor do Instituto de Tecnologia em Fármacos; Hermano Albuquerque de Castro, diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; Marco Antônio Menezes vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz; Carlos Finatto Belle, diretor da editora Expressão Popular; Glauco de Kruze Villas Bôas, coordenador do Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde de Farmanguinos/ RedesFito.
Para o vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Marco Antônio Menezes, o projeto reforça uma agenda da Fundação, voltada para a agroecologia e para a valorização do conhecimento popular. Marco afirma que o trabalho demonstra o que a Fiocruz pensa sobre a construção coletiva do conhecimento. Para ele o livro é uma proposta de respeito às comunidades tradicionais, pois a construção do conhecimento está sendo feita a partir da discussão com as comunidades tradicionais, valorizando o território e os espaços de produção de conhecimento.
O diretor de Farmanguinhos, Jorge Souza Mendonça, parabenizou o conjunto de autores pelo trabalho realizado, que resultou no livro. Jorge Mendonça, destacou o trabalho do coordenador do projeto, Glauco Villas Boas, dizendo ter a certeza de que os autores foram absolutamente respeitados para que pudessem contribuir com seus conhecimentos na elaboração do livro. "Que seja uma fonte de inspiração, não somente para a rede, mas para todos que trabalham com plantas medicinais, ressaltou o diretor.
Na mesa de diálogo estiveram presentes: os participantes do processo de elaboração do livro - Glauco Villas Bôas, coordenador geral do projeto Saúde e Plantas Medicinais em Sistemas Produtivos Agroecológicos no Extremo sul da Bahia; Paulo Sabroza, coordenador da vertente monitoramento em saúde do projeto; João Dagoberto e Paulo Lopes, da Escola Superior de Agricultura, Luiz de Queiroz (USP); Aimberê Gomes Jardim, da direção do setor saúde do MST; Danilo Oliveira de Araújo,da Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto e os gurdiães do conhecimento Vanuza Souza, Valdemiro Moreira, Jonas Barbosa e Osmar dos Santos.
Os participantes do projeto falar sobre suas experiências e formas de participação no projeto e na elaboração do material que resultou no livro. Para eles a experiência de resgatar e compartilhar o conhecimento popular das plantas medicinais é gratificante e enriquecedora para a população.

Fonte: RedesFito

Novidades

Especialistas questionam legalidade do projeto para patinetes aprovado pela Alerj

13/06/2019

Uma primeira tentativa de regulamentação do uso de patinetes elétricos no Rio foi feita na terça-fei...

No Dia dos Namorados, casais de animais do zoológico do Rio ganham almoço especial

13/06/2019

Próximo ao dia dos namorados muitos casais tentam abocanhar uma ou outra promoção de restaurantes na...

Estado do Rio fica desabastecido de inseticida, após compra de 300 mil litros de produto incompatível

13/06/2019

Os estoques do inseticida utilizado no controle do mosquito Aedes aegypti adultos estão abaixo dos n...

Polícia encontra área de 2 mil m² desmatada e árvores nativas cortadas em Petrópolis, no RJ

13/06/2019

Agentes da Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) do Parque Estadual dos Três Picos encontraram um...

´Brasil não conseguirá atingir as metas´, diz coordenador do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas

13/06/2019

Oswaldo Lucon acompanha de perto o avanço da temperatura global há 25 anos. Desde a década de 1990, ...

Confirmações de casos de dengue no Paraná aumentam 12% em uma semana, indica boletim

13/06/2019

As confirmações de casos de dengue no Paraná aumentaram 12% em uma semana, de acordo com o boletim s...