UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Todos os anos, cada brasileiro joga no lixo mais de 41 quilos de comida

14/05/2019

A realidade é a mesma na central de abastecimento, na feira-livre, no shopping-center. Jogar fora comida boa é um defeito antigo.
O Brasil descarta, por ano, quase 37 milhões de toneladas de lixo orgânico, basicamente, restos de alimento. É quase 50% de todo o lixo recolhido no país. Mas faltava conhecer melhor um pedaço dessa soma.
Tem churrasco na casa da representante comercial Dulcimara Zegaib. Enquanto o marido controla o ponto das carnes, ela administra o que cada convidado trouxe. A lista é grande.
“Tem maionese, farofa, berinjela, abobrinha. Linguiça, que não pode faltar, picanha, fraldinha, tulipinha, que é franguinho. Pão de alho, pão de queijo, pão com catupiry”, conta
Churrasco bom é assim: cada um traz um prato, uma bebida - não pode faltar nada. E a família de Dulcimara é muito festeira. Para o dia seguinte, já estavam separados os ingredientes de uma feijoada.
E foi assim, entrando na casa das pessoas, e analisando o consumo, que foi possível confirmar, além da empolgação tão nossa, outra característica brasileira: como a gente pode desperdiçar tanta comida. A Fundação Getúlio Vargas, em parceria com a Embrapa, fez um levantamento com quase 700 famílias. E o quanto jogamos fora, em casa, é surpreendente.
Por ano, cada brasileiro manda para o lixo mais de 41 quilos de comida. Em uma família com três moradores, esse volume chega perto dos 130 quilos.
“Não é algo que se faz com prazer ou com facilidade, nós somos doutrinados a não desperdiçar alimento, mas existem questões estruturais que fazem a gente desperdiçar muitas vezes sem ver”, disse o pesquisador Carlos Eduardo Lourenço, professor do Departamento de Mercadologia da FGV.
Fazer compras de mês — hábito para 61% das famílias pesquisadas — pode criar um consumo por impulso, quando se leva mais do que é necessário. A busca por fartura aparece como importante para 52% dos entrevistados, especialmente em eventos como o churrasco na Dulcimara.

Para saber o que daria para fazer com menos comida acesse o site do Jornal Nacional

Novidades

Mudanças climáticas: software desenvolvido pela UFF será capaz de prever eventos como secas ou temporais décadas à frente

26/03/2024

Uma ferramenta de previsibilidade climática com capacidade de mostrar tendências do clima em uma esc...

Nova Iguaçu: alunos da rede pública de ensino participam do projeto ´Protetores Mirins´, de cuidado com o meio ambiente

26/03/2024

A Guarda Municipal Ambiental, órgão ligado à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Iguaç...

‘Distribuidoras’ de energia solar atraem 2 milhões de clientes com redução de 20% na conta de luz. Entenda o novo modelo

26/03/2024

Em vários bairros do Rio, uma empresa de energia anuncia conta de luz até 20% mais barata que a da c...

Dia de Limpeza da Baía de Guanabara: chuvas adiam ações em 13 praias do Rio de Janeiro

26/03/2024

Por causa da previsão de chuvas fortes em todo o Rio de Janeiro até domingo, a terceira edição do Cl...

Ilha em Guarujá (SP) ganha selo de sustentabilidade inédito nas Américas

26/03/2024

Tradicional destino da Baixada Santista, Guarujá acaba de ter sua Ilha dos Arvoredos reconhecida com...

Rios da mata atlântica têm leve melhora na qualidade da água, aponta estudo

26/03/2024

A qualidade das águas dos rios que compõem a mata atlântica teve uma melhora gradativa, de acordo co...