UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Assoreamento do Jardim de Alah pode ter amplificado alagamento na Zona Sul, afirma especialista

11/04/2019

O cenário de completo alagamento que se tornou a região do Jardim Botânico e Lagoa desde a noite de segunda-feira pode ter sido gerado, entre outras causas, pela obstrução causada pela falta de dragagem e capacidade de escoamento dos canais do Jardim de Alah. De acordo com o engenheiro ambiental e oceanógrafo da Uerj, David Zee, que produz estudos na região, as dificuldades de vazão das águas que desembocam ali amplificaram o alagamento desta semana.
— O canal natural tinha uma largura maior, hoje encontra-se estrangulado e assoreado. A chuva que caiu na cidade, sem poder escoar pro mar, a tendência dela é alargar as áreas baixas, de várzea, como a Lagoa, um local de acúmulo de água. A água que tinha que escoar pro mar está estrangulada, a ponta está obstruída, por isso a água não consegue sair.
Segundo Zee, o que acontece na região é um “efeito dominó” de represamento. As águas das ruas do Jardim Botânico e Lagoa desembocam na Lagoa Rodrigo de Freitas, que por sua vez tem o escoamento de suas águas feito por meio dos canais do Jardim de Alah. Uma vez obstruído, a água não consegue ser lançada ao mar, dificultando completamente o escoamento das áreas acima.
Isso, de acordo com o especialista, explica, em, parte, a “grande piscina” que se tornou a Rua Jardim Botânico, Borges de Medeiros e outras nas últimas horas. Sem contar os problemas de bocas de lobo entupidas em virtude do lixo jogado em locais irregulares, que agravam o alagamento.
— Os canais que, no passado, tinha uma largura de 500 metros, em alguns pontos, hoje eles transformaram em uma largura de 15 metros. Durante o período normal, a água consegue sair, mas na época da maré alta e muita chuva, o sistema fica estrangulado, criando o que chamamos de remanso. As ruas acabam se tornando um reservatório, esperando que a Lagoa escoe para que ela entre lá — explica Zee.

Leia mais em O Globo

Novidades

Maior peixe do mundo, tubarão-baleia encanta banhistas na Praia da Barra da Tijuca

25/04/2024

Um tubarão-baleia foi avistado nas águas da Barra da Tijuca no feriado. Um vídeo postado nas redes s...

Macacos bugios voltam ao Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro

25/04/2024

Extintos há quase 200 anos na cidade do Rio de Janeiro por conta do desmatamento e da caça, os macac...

Com uso de energia renovável, Shopping Penha conquista certificação internacional

25/04/2024

Em 2023, as fontes renováveis tiveram uma participação de 47,4% na matriz energética brasileira. Em ...

Produtos de limpeza ecológicos trazem benefícios para a saúde

25/04/2024

Usados diariamente, seja para limpeza de louças ou para higiene de espaços, os produtos de limpeza t...