UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Esgoto é lançado ‘in natura’ no Canal do Jardim de Alah

06/12/2018

Um vídeo postado em rede social denuncia grande volume de esgoto sendo despejado no canal do Jardim de Alah na manhã desta segunda-feira, já próximo à Praia do Leblon. Autor da gravação, o advogado Heitor Wegmann, ex-presidente da Associação de Moradores e Amigos do Jardim Botânico, diz que os detritos acabaram seguindo o caminho da Lagoa Rodrigo de Freitas, já que o canal está obstruído junto ao mar pelo assoreamento, embora a comporta estivesse aberta. Ontem, a máquina usada na dragagem do canal — serviço sob responsabilidade da Fundação Rio Águas — estava parada na areia.
O biólogo Mario Moscatelli, que publicou o vídeo no Facebook, diz que o ponto de despejo flagrado por Wegmann é uma saída de águas pluviais e que há mais de 20 anos, de tempos em tempos, esgoto é lançado por ali. Wegmann foi ao local, por volta das 10h, após receber denúncias de pescadores da Lagoa sobre o despejo, que a Cedae nega. Apesar do mau cheiro, a companhia afirmou se tratar de água da chuva. Uma equipe da Cedae foi vista no lugar ontem. À tarde, já não havia mais lançamento no ponto.
— Quando escoa esgoto de lá o volume que sai é absurdo — diz Moscatelli, dizendo que o despejo só desequilibra mais a situação da Lagoa, que corre o risco de virar novamente cenário de mortandade de peixes sem a renovação da água. — Quando você obstrui o canal do Jardim de Alah você interrompe toda a passagem de água do mar para a Lagoa. E se você joga esgoto lá, você traz consequências para o nível de oxigênio. No verão a situação fica ainda mais delicada, porque é o período de chuvas torrenciais, quando a Lagoa fica mais vulnerável.
O biólogo alerta ainda para o risco de alagamentos, já que o canal funciona como principal dreno de água da chuva de parte da Zona Sul. O pescador Isnaldo Justo, de 73 anos, o mais antigo da Lagoa, reclama que há de dois a três pontos de lançamento de esgoto no canal do Jardim de Alah. Marcos Figueiredo pratica ski aquático há mais de 30 anos na Lagoa e conta já estar “cansado” de ligar para a Cedae para denunciar o lançamento irregular no espelho d´água:
— Difícil entender como isso acontece até hoje. É um descaso total.
A Subsecretaria municipal de Meio Ambiente afirmou, em nota, que esteve no local para vistoriar, mas que no momento em que chegou não havia despejo de esgoto. O órgão informou ainda que, pela qualidade da água, a Lagoa no momento é bandeira verde: ou seja, apresenta condições adequadas para a vida aquática. Já Fundação Rio-Águas disse que os serviços de dragagem no canal estão em andamento e que ontem não houve trabalho devido ao recuo do mar. Está marcada para amanhã a licitação da nova empresa que vai operar as dragas e as comportas do Jardim de Alah.

Fonte: O Globo

Novidades

Bairro de São Cristóvão vai abrigar programa de enfrentamento de mudanças climáticas no Rio

18/04/2024

Conhecido como o “bairro imperial”, por ter abrigado a residência carioca da família real portuguesa...

Agentes de endemias de Meriti recebem novos equipamentos de trabalho

18/04/2024

A Secretaria de Saúde de Meriti realizou a entrega dos novos materiais de trabalho dos agentes de co...

Primeiro anuário Lixo Zero do Brasil é lançado em São Paulo

18/04/2024

No dia 10 de abril, São Paulo recebeu o fórum “A Nova Economia é Lixo Zero”, primeiro grande evento ...

Casa na Serra da Mantiqueira é exemplo de arquitetura sustentável

18/04/2024

A Serra da Mantiqueira é sinônimo de tranquilidade e conexão com a natureza. E é lá, mais especifica...

Nasa homenageia brasileiros por pesquisa de placas solares flexíveis

18/04/2024

Uma pesquisa realizada por alunos do curso de Engenharia Civil da Estácio Rio Grande do Sul sobre o ...

Índia vai subsidiar energia solar para 10 milhões de famílias

18/04/2024

Garantir energia limpa para uma população de cerca de mais de 1,4 bilhão de pessoas é um desafio gig...