UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Jovens Cientistas recebem prêmio no Palácio do Planalto

06/12/2018

"Uma festa da ciência". Essa foi a definição do presidente da República, Michel Temer, da cerimônia de entrega do Prêmio Jovem Cientista que aconteceu nessa quarta-feira, 5, no Palácio do Planalto. Com a presença dos nove estudantes vencedores, seus orientadores e os premiados com mérito científico e institucional, o evento celebrou pesquisas de destaque no âmbito do tema da 29ª edição do Prêmio: "Inovação para conservação da natureza e transformação social".
Em seu discurso, Temer ressaltou os avanços no setor e as ações do governo para reduzir a burocracia e incentivar a inovação. "O Brasil deve muito à ciência brasileira", disse Temer, no seu discurso após participar da entrega do Jovem Cientista. Para o presidente, não é possível ficar sem o aconselhamento e a visão privilegiada dos pesquisadores, que prestam uma "inestimável colaboração" ao País. "Nós contamos com a inteligência e criatividade dos nossos cientistas e pesquisadores", acrescentou.
O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mario Neto Borges, ressaltou a importância do estímulo aos jovens para o desenvolvimento do país. "Estamos aqui falando de futuro", destacou.
Para o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, o prêmio promove a vocação do brasileiro para fazer ciência. "É o pensamento científico brasileiro que faz avançar a tecnologia", disse. "Não há país que consiga ter desenvolvimento, que consiga melhorar a qualidade de vida, sem investir na pesquisa e na ciência", completou o ministro.
O presidente da Fundação Boticário, Miguel Krigsner, um dos parceiros no Prêmio Jovem Cientista, destacou a importância do tema desta edição. Segundo ele, aliar o meio ambiente à ciência é uma forma eficaz de preservação.
Foram mais de 1.550 inscrições de estudantes e pesquisadores de todo o país. O primeiro lugar no ensino médio foi para a gaúcha Juliana Davoglio Estradioto, que criou um filme plástico biodegradável feito com casca de maracujá, capaz de substituir as embalagens de mudas de plantas, que geram grande quantidade de lixo na agricultura

Veja a relação dos jovens cientistas contemplados no site do CNPq

Novidades

ONU combate fake news sobre mudanças climáticas no TikTok

25/04/2024

Em comemoração ao Dia Internacional da Terra, celebrado em 22 de abril, a ONU (Organização das Naçõe...

Entenda o que é a captura de carbono que limpa o ar em escala industrial

25/04/2024

A descarbonização de setores-chave da economia virou um assunto de urgência máxima. E, ao mesmo temp...

Turbinas eólicas trazem energia limpa e beleza para áreas urbanas

25/04/2024

Quando design e tecnologia se encontram, os equipamentos deixam de ter apenas uma funcionalidade prá...

Na amazônia equatoriana, borboletas são ´termômetros´ das mudanças climáticas

25/04/2024

Biólogos e guardas-florestais prendem a respiração ao abrirem uma iguaria fétida que atrai borboleta...

Crise do clima dá fôlego a propostas de geoengenharia para bloquear radiação solar

25/04/2024

Diante da lentidão dos países em reduzir as emissões de CO₂, a Humanidade vem flertando com te...

A planta usada como alternativa ao papel higiênico na África e nos EUA

25/04/2024

Será que o Plectranthus barbatus, popularmente conhecido como boldo, é uma alternativa sustentável a...