UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Campanha ´Se liga, bicho! Raiva é caso sério´ pretende vacinar 500 mil animais no Rio

18/10/2018

A campanha “Se liga, bicho! Raiva é caso sério – 2018”, lançada nesta segunda-feira pela prefeitura do Rio, terá início no próximo sábado, dia 20. A meta é vacinar 500 mil cães e gatos contra a doença. Em 2017, foram 468 mil animais imunizados, um recorde nos últimos seis anos. Neste ano, também haverá a vacinação dos bichos de moradores de rua.
A imunização será realizada em 814 postos fixos, instalados em todas as regiões do município. A ação ocorrerá durante cinco sábados - no próximo dia 20, em 10 e 24 de novembro, e em 8 e 15 de dezembro -, das 9h às 17h. A cada semana haverá atendimento numa área programática da cidade. Os endereços dos postos podem ser conferidos no site da Vigilância Sanitária .
Além disso, a prefeitura preparou postos volantes que percorrerão comunidades de difícil acesso, para levar a vacina a cães e gatos. Serão quatro kombis adesivadas, cada uma delas com dois profissionais e capacidade de vacinar 1.000 animais por dia.
Na hora da vacinação, os cães deverão estar com coleira e guia, e os gatos, em caixas de transporte apropriadas. Animais com temperamento agressivo devem estar com focinheira. Sintomas como dores no local vacinado, febre e comportamento mais quieto do animal podem ocorrer por até 36 horas após a aplicação. As vacinas são repassadas pelo Ministério da Saúde, responsável pela aquisição.
A raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso do homem, sendo incurável e com índice de letalidade próximo a 100%. É uma zoonose viral e todos os mamíferos estão suscetíveis ao vírus da raiva, podendo transmiti-la. A vacina é a única maneira de controlar a doença. Caso uma pessoa seja mordida por um desses animais, deve lavar o local machucado imediatamente, com água e sabão. Ao mesmo tempo, precisa procurar a unidade de saúde mais próxima, onde receberá os primeiros cuidados e será encaminhada para uma das unidades específicas que funcionam como polo de profilaxia da raiva. Caso seja possível, é importante que se isole o animal por 10 dias, para que seja observado. A raiva está controlada no Rio, e é fundamental manter a vacinação em dia.

Fonte: O Globo

Novidades

ONU combate fake news sobre mudanças climáticas no TikTok

25/04/2024

Em comemoração ao Dia Internacional da Terra, celebrado em 22 de abril, a ONU (Organização das Naçõe...

Entenda o que é a captura de carbono que limpa o ar em escala industrial

25/04/2024

A descarbonização de setores-chave da economia virou um assunto de urgência máxima. E, ao mesmo temp...

Turbinas eólicas trazem energia limpa e beleza para áreas urbanas

25/04/2024

Quando design e tecnologia se encontram, os equipamentos deixam de ter apenas uma funcionalidade prá...

Na amazônia equatoriana, borboletas são ´termômetros´ das mudanças climáticas

25/04/2024

Biólogos e guardas-florestais prendem a respiração ao abrirem uma iguaria fétida que atrai borboleta...

Crise do clima dá fôlego a propostas de geoengenharia para bloquear radiação solar

25/04/2024

Diante da lentidão dos países em reduzir as emissões de CO₂, a Humanidade vem flertando com te...

A planta usada como alternativa ao papel higiênico na África e nos EUA

25/04/2024

Será que o Plectranthus barbatus, popularmente conhecido como boldo, é uma alternativa sustentável a...