UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Gatos resgatados de escombros no Maracanã continuam à espera de um dono

20/09/2018

Um ano se passou sem que um ato de crueldade contra animais indefesos fosse esquecido. Na madrugada de 2 de setembro de 2017, um prédio abandonado do INSS na Rua São Francisco Xavier, próximo à esquina com a Avenida Maracanã, que abrigava, há mais de 20 anos, uma colônia com dezenas de gatos, foi demolido na surdina. A ação ocorreu mesmo após proibição da polícia e aviso prévio do grupo Gatinhos de São Francisco, que cuidava dos animais.
— Dois dias antes da demolição, percebemos um movimento intenso de máquinas. Tentamos falar com uma diretora do INSS, que não deu ouvidos. Fomos, então, à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) registrar ocorrência. A polícia também proibiu a ação na época. Mas o prédio acabou sendo demolido com os gatos dentro — conta a engenheira Alessandra Saraceno, integrante do grupo.
No mesmo dia, a Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB, por meio de ação popular, conseguiu impedir que a demolição continuasse. Não se sabe ao certo quantos gatos morreram em meio aos escombros, no entanto 52 conseguiram ser resgatados, sendo que três não resistiram. Trinta já foram adotados, e 19 estão abrigados em lares de duas integrantes do grupo,moradoras da região, aguardando adoção. Quem estiver interessado em adotar ou ajudar com doação de ração ou outros produtos pode entrar em contato pela página .
Na ação popular também foi pedida indenização Ao INSS e à demolidora, para que os abrigos que ficassem com os animais resgatados tivessem recursos para cuidar deles. No entanto, o Ministério Público não acatou o pedido, entendendo que não houve dano ambiental, e arquivou o processo.
— O MP, infelizmente, ainda não entende que os animais estão inseridos no meio ambiente — diz Reynaldo Velloso, presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB.

Fonte: O Globo

Novidades

Maior peixe do mundo, tubarão-baleia encanta banhistas na Praia da Barra da Tijuca

25/04/2024

Um tubarão-baleia foi avistado nas águas da Barra da Tijuca no feriado. Um vídeo postado nas redes s...

Macacos bugios voltam ao Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro

25/04/2024

Extintos há quase 200 anos na cidade do Rio de Janeiro por conta do desmatamento e da caça, os macac...

Com uso de energia renovável, Shopping Penha conquista certificação internacional

25/04/2024

Em 2023, as fontes renováveis tiveram uma participação de 47,4% na matriz energética brasileira. Em ...

Produtos de limpeza ecológicos trazem benefícios para a saúde

25/04/2024

Usados diariamente, seja para limpeza de louças ou para higiene de espaços, os produtos de limpeza t...