UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Design brasileiro em foco na semana de design de Nova York

15/05/2018

A NYC x Design (semana de design nova-iorquina) já está em andamento, mas atingirá seu ponto alto a partir dos dias 19 e 20, quando começam duas importantes feiras: a Wanted Design e a ICFF (International Contemporary Furniture Fair). E o design brasileiro marcará presença em ambas, divulgando a criatividade nacional.
Na Wanted Design, que acontece de 19 a 22 de maio, a mostra Fresh From Brasil – já em sua 8a edição! – volta seu foco para o design brasiliense. O motivo, explica a curadora e idealizadora do evento Joice Joppert Leal, é a nomeação de Brasília como Cidade Criativa do Design pela Unesco (no Brasil, apenas Brasília e Curitiba ostentam o título).
Com patrocínio da Secretaria de Esportes, Turismo e Lazer do Distrito Federal, da Apex-Brasil e do Consulado do Brasil em Nova York, a exposição ocupará cerca de 50 m² dentro da Wanted Design, divulgando a produção de 12 criativos brasilienses, nos seguintes campos: mobiliário (Aciole Félix, André Leal, Danilo Vale, Marcelo Coelho e Rafaela Gravia), objetos para a casa (Renata Brazil e Toninho Euzébio), acessórios de moda (Luis Antonio Gomes), joias (Joana Prudente, Nazareth Pinheiro e Thais Fread) e Grafite (Thales Alvarez / Pomb). O fio condutor entre todos eles? “Procuramos selecionar produtos mais inusitados e que trouxessem, na sua concepção criativa, a paisagem de Brasília e o que ela significa para o candango, como nós chamamos carinhosamente os brasilienses”, explica a curadora.
Na ICFF, de 19 a 23 de maio, é a vez de o projeto Raiz – promovido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) – levar 12 estúdios de design de diversas regiões do país para apresentarem seus produtos na 30ª edição da ICFF. Faro Design, Guto Indio da Costa, Jader Almeida, Marta Manente, NDT Design, Noemi Saga, Paulo Alves , Plataforma 4, Reboh Design, Sérgio Matos, Studio Poli e Wagner Archella exibirão mobiliário indoor e outdoor, além de objetos de decoração. Ainda que os estilos e linguagens sejam diversos, boa parte das peças tem um ponto em comum: utilizam materiais ecologicamente amigáveis, como madeira de reflorestamento, alumínio reciclado e fibras e corantes naturais.
Mais do que bem-vindas, iniciativas como essas, que se dediquem a promover o design brasileiro no exterior, são essenciais para promover o crescimento do setor dentro do nosso país. Vida longa e sucesso!

Fonte: Revista Casa Vogue

Novidades

Pesquisadores encontram nova espécie de louva-a-deus no Jardim Botânico

23/10/2018

Quando o tema é inseto, pode-se pensar na beleza da borboleta, na organização das formigas ou no noj...

Meteorito raro, com apenas 65 gramas, é achado em escombros do Museu Nacional

23/10/2018

Após terem sido encontrados fragmentos do crânio de Luzia, o fóssil mais antigo das América, pesquis...

Moradores protestam contra a derrubada de 37 árvores na Gávea

23/10/2018

Moradores da Gávea integrantes do movimento "37 das Acácias" fizeram um protesto contra a derrubada ...

Ocupações irregulares em Área de Proteção Ambiental preocupam moradores do Catete

23/10/2018

O barulho denuncia. Dia e noite moradores da parte de baixo da Rua Tavares Bastos, no Catete , escut...

Projeto promove intersecção entre ciências humanas e proteção ambiental

23/10/2018

Uma visão holística sobre a realidade local e a intersecção com a proteção ambiental da região. Essa...

Engenheiro do ITA, joseense dirige mapeamento em 3D inédito da Terra

23/10/2018

Durante um vôo solitário, em um planador, o joseense Alberto Moreira, de 56 anos, sonhou alto - faze...