UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Estudo desenvolvido na UFRRJ testa controle biológico com fungos do mosquito Aedes aegypti

20/03/2018

Alguns fungos podem ajudar, naturalmente, no combate a mosquitos, como o Aedes aegypti, transmissor de vírus que causam doenças como dengue, zika, febre amarela urbana e chikungunya, e o inseto conhecido popularmente como “mosquito-palha”, do gênero Lutzomyia, responsável pela transmissão do agente etiológico da leishmaniose. Denominados fungos entomopatogênicos, pela capacidade de parasitar e até de matar esses insetos, agindo como “inseticidas” biológicos, eles são o objeto de um estudo desenvolvido na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), no município fluminense de Seropédica, sob a coordenação da professora e médica veterinária Isabele da Costa Angelo, que é Jovem Cientista do Nosso Estado, da FAPERJ.
“O objetivo da pesquisa é testar a eficácia de isolados fúngicos, selecionando os mais virulentos, que tenham potencial de controle sobre os mosquitos Aedes aegypti e Lutzomyia sp”, diz Isabele, professora do Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública. No Laboratório de Controle Microbiano, localizado no Instituto de Veterinária da UFRRJ e chefiado pela médica veterinária Vânia Bittencourt, que é Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, a equipe envolvida no projeto testa os efeitos da aplicação dos fungos Metarhizium anisopliae e Beauveria bassiana, considerados promissores no controle biológico de diferentes espécies de invertebrados, incluindo mosquitos e carrapatos.
Ao entrarem em contato com esses invertebrados, os fungos normalmente aderem à superfície externa do corpo deles, na forma de esporos microscópicos – geralmente esporos assexuados, denominados conídios. Quando submetidos a condições adequadas de temperatura e umidade elevada, esses esporos germinam, desenvolvem hifas e colonizam a cutícula do inseto, podendo perfurá-la e atingir a cavidade corporal do inseto, causando sua morte.

Saiba mais no site da Faperj

Novidades

Mudanças climáticas: software desenvolvido pela UFF será capaz de prever eventos como secas ou temporais décadas à frente

26/03/2024

Uma ferramenta de previsibilidade climática com capacidade de mostrar tendências do clima em uma esc...

Nova Iguaçu: alunos da rede pública de ensino participam do projeto ´Protetores Mirins´, de cuidado com o meio ambiente

26/03/2024

A Guarda Municipal Ambiental, órgão ligado à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Iguaç...

‘Distribuidoras’ de energia solar atraem 2 milhões de clientes com redução de 20% na conta de luz. Entenda o novo modelo

26/03/2024

Em vários bairros do Rio, uma empresa de energia anuncia conta de luz até 20% mais barata que a da c...

Dia de Limpeza da Baía de Guanabara: chuvas adiam ações em 13 praias do Rio de Janeiro

26/03/2024

Por causa da previsão de chuvas fortes em todo o Rio de Janeiro até domingo, a terceira edição do Cl...

Ilha em Guarujá (SP) ganha selo de sustentabilidade inédito nas Américas

26/03/2024

Tradicional destino da Baixada Santista, Guarujá acaba de ter sua Ilha dos Arvoredos reconhecida com...

Rios da mata atlântica têm leve melhora na qualidade da água, aponta estudo

26/03/2024

A qualidade das águas dos rios que compõem a mata atlântica teve uma melhora gradativa, de acordo co...