UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Inea recomenda visita à Ilha Grande somente a imunizados contra febre amarela

08/02/2018

O aumento dos casos de febre amarela tem preocupado turistas que já reservaram hospedagem no Sul Fluminense para o carnaval. Já são 21 mortes pela doença em todo o estado do Rio. Na segunda-feira, a Secretaria de Saúde do município recomendou a visita à Ilha Grande somente aos imunizados. Nesta terça-feira, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), reforçou o pedido para que pessoas não-vacinadas não entrem na ilha.
Nesta terça-feira, uma equipe da Secretaria estadual de Saúde se reuniu com autoridades de Angra para definir novas estratégias de vacinação. Lá, a vítima foi Wosley Ferreira da Silva, de 38 anos, morador da Praia do Provetá, na Ilha Grande. A suspeita é de que ele tenha contraído a doença na Praia da Longa, na mesma região, onde esteve recentemente.
De acordo com o secretário municipal de Saúde de Angra, Renan Vinicius, durante a reunião foi elaborado um plano para reforçar a comunicação para alertar a população e os turistas a respeito da importância da vacinação e dando alerta para que pessoas não-imunizadas fiquem longe da Ilha Grande e de áreas de mata e cachoeira. Segundo ele, 75% da população do município está vacinada.
- As pessoas não chegam em Ilha Grande só por Angra. Precisamos ter alerta para a população em outros municípios, como Maringá. Tambémé necessário ter cartazes alertando nas barcas.
Vários visitantes já desistiram de ir para a região, segundo a prefeitura. Na última semana, por exemplo, empresas de turismo registraram uma queda de 20% na procura de passeios pelas ilhas da região, segundo o TurisAngra. Alguns hotéis estão lotados para o carnaval. Porém, os hóspedes estão sendo avisados de que, em caso de desistência, poderão receber o valor da reserva de volta ou deixar como crédito para usar em outro momento.
Em Valença, a situação é semelhante. As cidades de Miguel Pereira e Teresópolis também fazem alerta aos turistas. Autoridades pedem a quem não estiver vacinado que evite áreas de cachoeiras e matas.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), Alfredo Lopes, confirma que tem havido desistências de estadia em hotéis em cidades com vítimas da doença. Segundo ele, está sendo feito um levantamento sobre quantos hóspedes foram perdidos por conta do medo da doença.

A matéria pode ser lida em O Globo

Novidades

Bairro de São Cristóvão vai abrigar programa de enfrentamento de mudanças climáticas no Rio

18/04/2024

Conhecido como o “bairro imperial”, por ter abrigado a residência carioca da família real portuguesa...

Agentes de endemias de Meriti recebem novos equipamentos de trabalho

18/04/2024

A Secretaria de Saúde de Meriti realizou a entrega dos novos materiais de trabalho dos agentes de co...

Primeiro anuário Lixo Zero do Brasil é lançado em São Paulo

18/04/2024

No dia 10 de abril, São Paulo recebeu o fórum “A Nova Economia é Lixo Zero”, primeiro grande evento ...

Casa na Serra da Mantiqueira é exemplo de arquitetura sustentável

18/04/2024

A Serra da Mantiqueira é sinônimo de tranquilidade e conexão com a natureza. E é lá, mais especifica...

Nasa homenageia brasileiros por pesquisa de placas solares flexíveis

18/04/2024

Uma pesquisa realizada por alunos do curso de Engenharia Civil da Estácio Rio Grande do Sul sobre o ...

Índia vai subsidiar energia solar para 10 milhões de famílias

18/04/2024

Garantir energia limpa para uma população de cerca de mais de 1,4 bilhão de pessoas é um desafio gig...