UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Especulação imobiliária no Gragoatá mobiliza a população

10/10/2017

De frente para a Praia do Gragoatá e com vista para os principais cartões-postais do Rio, o terreno onde havia um grande campo de futebol utilizado pela Liga Niteroiense de Desportos (LND) pode receber um empreendimento imobiliário. Apesar de não haver qualquer placa sinalizando autorização para obras, a área já está toda cercada com tapumes e, na semana passada, operários trabalhavam com uma retroescavadeira. Do lado oposto, no topo do Morro do Gragoatá, o projeto para construção de oito prédios de seis andares motivou a convocação de uma audiência pública, que será dia 16, ainda sem local definido, a pedido do Conselho Universitário da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Nos dois projetos, está por trás a empresa Planurbs S/A, responsável pelo aterro da orla do Centro nos anos 1960. A equipe do GLOBO-Niterói não conseguiu contato com representantes da construtora, mas o terreno do campo, pelo menos até bem pouco tempo atrás, era dela. Já o do topo do morro é alvo de uma briga judicial. Há três semanas, como foi mostrado neste suplemento, a UFF devolveu à empreiteira a área de mais de 60 mil metros quadrados — desapropriada há dez anos, mas nunca paga, como estava previsto em acordo firmado na Justiça — com contrapartidas de terrenos menores para a universidade e a prefeitura.
Informações extraoficiais dão conta de que o projeto para o terreno do campo de futebol — que já teria sido apresentado à prefeitura — prevê a construção de lojas e salas comerciais num prédio de três pavimentos e garagem subterrânea.
— Quando os donos do terreno do campo nos informaram que usariam a área, disseram que era para a construção de lojas, mas não detalharam — afirmou o presidente da LDN, Vanir Ferreira.
A informação dada por ele foi confirmada por outra fonte, que disse ainda que a ideia seria levar para o local o clima boêmio da região da Cantareira, com bares e restaurantes.
Ao ser questionada se havia autorização liberando obras no local e de que tipo de empreendimento se tratava, a prefeitura, no entanto, respondeu apenas que o terreno em questão é área particular e não tem licenciamento para qualquer tipo de construção: “Qualquer licenciamento da Secretaria municipal de Urbanismo será precedido de avaliação em relação aos parâmetros urbanísticos”, enfatiza a nota.

Leia mais em O Globo

Novidades

Bairro de São Cristóvão vai abrigar programa de enfrentamento de mudanças climáticas no Rio

18/04/2024

Conhecido como o “bairro imperial”, por ter abrigado a residência carioca da família real portuguesa...

Agentes de endemias de Meriti recebem novos equipamentos de trabalho

18/04/2024

A Secretaria de Saúde de Meriti realizou a entrega dos novos materiais de trabalho dos agentes de co...

Primeiro anuário Lixo Zero do Brasil é lançado em São Paulo

18/04/2024

No dia 10 de abril, São Paulo recebeu o fórum “A Nova Economia é Lixo Zero”, primeiro grande evento ...

Casa na Serra da Mantiqueira é exemplo de arquitetura sustentável

18/04/2024

A Serra da Mantiqueira é sinônimo de tranquilidade e conexão com a natureza. E é lá, mais especifica...

Nasa homenageia brasileiros por pesquisa de placas solares flexíveis

18/04/2024

Uma pesquisa realizada por alunos do curso de Engenharia Civil da Estácio Rio Grande do Sul sobre o ...

Índia vai subsidiar energia solar para 10 milhões de famílias

18/04/2024

Garantir energia limpa para uma população de cerca de mais de 1,4 bilhão de pessoas é um desafio gig...