UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Governo Trump anuncia revogação de política de emissão de CO2 feita por Obama

10/10/2017

O governo de Donald Trump anunciou nesta segunda-feira que revogará a política adotada por Barack Obama para restringir as emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa, conhecida como "Clean Power Plan" ("Plano de energia limpa", em tradução livre). O chefe da Agência de Proteção Ambiental (Epa, na sigla em inglês), Scott Pruitt, afirmou que já nesta terça adotará medidas para derrubar a política do democrata.
- Amanhã (hoje) vou assinar uma proposta para acabar com o chamado Plano de Energia Limpa da administração anterior- afirmou Pruitt durante um discurso em um evento no Kentucky.
O Plano de Energia limpa tentou, pela primeira vez, diminuir as emissões de dióxido de carbono (CO2) das centrais elétricas movidas a carvão dos Estados Unidos. A meta era reduzir até 2030, em relação a 2005, 32% dessas emissões.
- O governo passado usava cada parcela de poder e autoridade para que a Epa escolhesse ganhadores, perdedores, e a maneira como geramos energia elétrica nesse país. Isso é ruim- disse Pruitt sobre o plano promulgado em 2015.
Caso o plano tivesse entrado em vigor, sua aplicação teria provocado o fechamento de muitas das centrais de carbono mais antigas e poluidoras do país. No entanto, a política está bloqueada pela justiça, após uma petição movida por cerca de 30 estados, a maioria republicanos.
Pruitt foi um adversário ferrenho da política climática desenvolvida pelo ex-presidente Barack Obama, e liderou a batallha contra o Plano de Energia Limpa. O ex-procurador geral de Oklahoma é conhecido nos EUA por suas fortes relações com a indústria de combustíveis fósseis, chegando inclusive a se tachado de "marionete" dessas empresas, por ONGs ligadas ao meio ambiente.
Em março, o presidente Donald Trump assinou um decreto sobre a "independência energética", que ordenava revisar a política de Obama sobre as mudanças climáticas. O republicano, que questionou repetidamente a existência do aquecimento global, prometeu reviver a indústria do carbono para dar postos de emprego aos mineiros.
O presidente também anunciou no início de junho sua itnenção de abandonar o Acordo de Paris, assinado em 2015 por 195 países com a intenção de limitar o aumento do aquecimento global. Os EUA são o segundo maior emissor de gases do efeito estufa depois da China.
Segundo a "União dos cientistas preocupados" (UCS, na sigla em inglês)- uma ONG que faz a revisão crítica das políticas governamentais nos temas de ciência e tecnologia-, antes do Plano de Energia Limpa, "era permitido aos produtores de energia produzir quantidades ilimitadas de contaminação de CO2 na atmosfera".
- Não existiam regras que limitasse suas emissões de CO2, principal motor do aquecimento global- explicou a UCS em seu site.

Fonte: O Globo

Novidades

Bairro de São Cristóvão vai abrigar programa de enfrentamento de mudanças climáticas no Rio

18/04/2024

Conhecido como o “bairro imperial”, por ter abrigado a residência carioca da família real portuguesa...

Agentes de endemias de Meriti recebem novos equipamentos de trabalho

18/04/2024

A Secretaria de Saúde de Meriti realizou a entrega dos novos materiais de trabalho dos agentes de co...

Primeiro anuário Lixo Zero do Brasil é lançado em São Paulo

18/04/2024

No dia 10 de abril, São Paulo recebeu o fórum “A Nova Economia é Lixo Zero”, primeiro grande evento ...

Casa na Serra da Mantiqueira é exemplo de arquitetura sustentável

18/04/2024

A Serra da Mantiqueira é sinônimo de tranquilidade e conexão com a natureza. E é lá, mais especifica...

Nasa homenageia brasileiros por pesquisa de placas solares flexíveis

18/04/2024

Uma pesquisa realizada por alunos do curso de Engenharia Civil da Estácio Rio Grande do Sul sobre o ...

Índia vai subsidiar energia solar para 10 milhões de famílias

18/04/2024

Garantir energia limpa para uma população de cerca de mais de 1,4 bilhão de pessoas é um desafio gig...