UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Ibama estabelece uma semana para empresa limpar costa de SP após queda de contêineres no mar

15/08/2017

A Log-In, armadora do navio de onde caíram 46 contêineres no mar na sexta-feira (11), tem até o fim desta semana para retirar da região costeira de São Paulo os resíduos ocasionados pelo acidente. O prazo foi estabelecido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na segunda-feira (14).
Na madrugada de sexta, as caixas metálicas foram lançadas ao mar, a quatro quilômetros da costa, depois que o navio Log-In Pantanal foi atingido por ondas de até 4,5 metros. A embarcação aguardava para realizar manobra de entrada no Porto de Santos. Mercadorias, que ficaram espalhadas, foram saqueadas.
A notificação definindo um prazo para a Log-In limpar praias, rochedos e áreas marítimas foi lavrada pela agente ambiental federal Ana Angélica Alabarce, que integra o grupo de emergências do órgão. Em paralelo, ela também notificou a empresa a apresentar um plano de retirada dos contêineres do mar.
"Esse plano deve ser apresentado em 24 horas, a contar desta segunda-feira, com um cronograma detalhado. Por mais que não tenha ocorrido vazamentos de substâncias, houve impacto ao ambiente. Ainda analisamos as dimensões, mas é preciso uma ação efetiva e rápida de reparo com responsabilidade", disse.
Segundo Ana Angélica, 47 contêineres sinistraram. Um deles foi esmagado a bordo durante o acidente. Todos os demais foram lançados ao mar, e alguns abriram com o impacto na água, espalhando a carga pela região costeira. Inicialmente, a empresa informou à Marinha do Brasil que 45 caixas metálicas tinham caído.
A agente ambiental federal disse, ainda, que a Log-In apresentou no domingo (13) a lista com todas as mercadorias que estavam armazenadas nos compartimentos perdidos no ocorrido. "Constatamos que não há substâncias químicas, mas uma equipe que formamos ainda está analisando todas as informações repassadas".

A matéria pode ser lida no G1

Novidades

Maior peixe do mundo, tubarão-baleia encanta banhistas na Praia da Barra da Tijuca

25/04/2024

Um tubarão-baleia foi avistado nas águas da Barra da Tijuca no feriado. Um vídeo postado nas redes s...

Macacos bugios voltam ao Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro

25/04/2024

Extintos há quase 200 anos na cidade do Rio de Janeiro por conta do desmatamento e da caça, os macac...

Com uso de energia renovável, Shopping Penha conquista certificação internacional

25/04/2024

Em 2023, as fontes renováveis tiveram uma participação de 47,4% na matriz energética brasileira. Em ...

Produtos de limpeza ecológicos trazem benefícios para a saúde

25/04/2024

Usados diariamente, seja para limpeza de louças ou para higiene de espaços, os produtos de limpeza t...