UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Moradores criam bromeliário comunitário no Parque Guinle

10/08/2017

Há cerca de quatro meses, dois canteiros do Parque Guinle, em Laranjeiras, vêm ganhando novo visual desde que diversas espécies de bromélias começaram a nascer ali. O projeto é uma iniciativa independente de moradores que formam o grupo Nosso Parque Guinle, dedicado a promover melhorias de forma voluntária na área. A ideia partiu do artista plástico Pablo Menezes, que doou as primeiras mudas.
— Coleciono há mais de dez anos. Eu me mudei para a vizinhanças e comecei a perceber o trabalho voluntário dos moradores nos jardins. Achei que seria bacana trazer umas mudas para cá. Inicialmente, comecei plantando meio escondido, com medo de as pessoas levarem. Mas depois, fui ficando mais confiante — comenta Menezes, ressaltando que atualmente o jardim conta com espécies nativas e híbridas no padrão das melhores coleções do mundo.
Com o sucesso do bromeliário, Menezes pensou que seria uma boa ideia colocar uma banca para expor outras espécies da flor durante os fins de semana. A iniciativa cresceu e acabou se transformando em um ponto de venda de mudas, que funciona de maneira um pouco diferente do convencional. O comprador escolhe a planta, compra por uma valor simbólico, mas não leva para casa. Ele faz a doação da muda ao Parque Guinle e, em troca, ganha um placa com o seu nome ou o de alguém que gostaria de homenagear.
— A iniciativa tem dado certo e nos ajuda a continuar com o trabalho no bromeliário, que necessita de recursos mínimos para ser mantido — comenta.
O arquiteto e urbanista José Guimarães, também voluntário no parque, diz que a ideia tem também uma vertente educativa:
— As bromélias passaram por um período de preconceito muito grande no paisagismo. O objetivo do bromeliário é não apenas dar uma cor nova ao parque, mas repovoar essa espécie que é tão importante na nossa flora, e fazer com que as pessoas a conheçam. Cada bromélia tem um ecossistema inteiro dentro dela que é muito benéfico para diversas espécies de animais — afirma.

Saiba mais em O Globo

Novidades

Maior peixe do mundo, tubarão-baleia encanta banhistas na Praia da Barra da Tijuca

25/04/2024

Um tubarão-baleia foi avistado nas águas da Barra da Tijuca no feriado. Um vídeo postado nas redes s...

Macacos bugios voltam ao Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro

25/04/2024

Extintos há quase 200 anos na cidade do Rio de Janeiro por conta do desmatamento e da caça, os macac...

Com uso de energia renovável, Shopping Penha conquista certificação internacional

25/04/2024

Em 2023, as fontes renováveis tiveram uma participação de 47,4% na matriz energética brasileira. Em ...

Produtos de limpeza ecológicos trazem benefícios para a saúde

25/04/2024

Usados diariamente, seja para limpeza de louças ou para higiene de espaços, os produtos de limpeza t...