UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Para especialistas, bueiros entupidos são os grandes vilões dos alagamentos

22/06/2017

Em apenas algumas horas, choveu mais, na terça-feira, do que o esperado para o mês de junho em pelo menos onze bairros da cidade, segundo dados do Alerta Rio. A prefeitura alegou que o volume de água da chuva, somado a uma ressaca e à maré cheia, foi responsável pelos alagamentos registrados terça-feira, principalmente na Zona Sul e na Grande Tijuca. Mas especialistas ouvidos pelo GLOBO não acreditam que São Pedro seja culpado pelo caos que, mais uma vez, parou a cidade. Segundo engenheiros da Uerj e da Coppe/UFRJ, o principal motivo foi um problema crônico: falta de manutenção do sistema de drenagem. Em outras palavras, bueiros entupidos.
— O que importa é a chuva forte em um pequeno espaço de tempo. E o que choveu no período de uma hora foi uma chuva moderada, com 65 mm por hora na Muda, o que provavelmente encheu o Rio Maracanã, e 53 mm no Alto da Boa Vista, que escoaram para o Jardim Botânico. Não é pouco, mas nada disso seria noticiado se tivéssemos os bueiros da cidade todos limpos — afirma o engenheiro civil Paulo Canedo, professor da Coppe/UFRJ. — A falta de manutenção do sistema de drenagem da cidade é o principal problema.
Segundo Canedo, “se a chuva diminui, a água que se acumula no asfalto deve escoar em segundos, no máximo um minuto”.
— Se a água não escoa, é porque o ralo está ruim, ou seja, a microdrenagem não está funcionando. A menos que os rios da cidade estivessem todos transbordando, o que não aconteceu. Não tenho dúvidas ao afirmar que o sistema de microdrenagem está sujo e semiobstruído.
O professor diz “aplaudir de pé” o projeto dos três reservatórios da Grande Tijuca, os chamados piscinões, construídos na gestão de Eduardo Paes sob as praças da Bandeira, Varnhagen e Niterói, por ter sido “a primeira vez que o problema foi enfrentado”. Mas afirma que os reservatórios, feitos com 42% da capacidade original — 119 milhões de litros em vez dos 281 milhões anunciados —, também padecem com a falta de manutenção. Além disso, há uma grande quantidade de lixo que bloqueia a entrada de água no sistema. Na terça-feira houve transbordamento do Rio Maracanã exatamente no ponto em que a água é captada em um dos reservatórios.
Segundo Marcelo Miguez, também professor de engenharia civil da Coppe/UFRJ, o Programa de Controle de Enchentes da Tijuca não terá o efeito esperado, a menos que seja concluído o desvio do Rio Joana, interrompido ano passado com 80% das obras concluídas — a promessa é que o desvio direto para a Baía de Guanabara, na altura de São Cristóvão, evite a sobrecarga no Canal do Mangue. Pelo cronograma inicial, o desvio deveria ter ficado pronto em 2014. Miguez também lembra que um dos reservatórios prometidos, abaixo da Rua Heitor Beltrão e que armazenaria as águas do Rio Trapicheiros, não foi feito.

Saiba mais em O Globo

Novidades

Mudanças climáticas: software desenvolvido pela UFF será capaz de prever eventos como secas ou temporais décadas à frente

26/03/2024

Uma ferramenta de previsibilidade climática com capacidade de mostrar tendências do clima em uma esc...

Nova Iguaçu: alunos da rede pública de ensino participam do projeto ´Protetores Mirins´, de cuidado com o meio ambiente

26/03/2024

A Guarda Municipal Ambiental, órgão ligado à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Iguaç...

‘Distribuidoras’ de energia solar atraem 2 milhões de clientes com redução de 20% na conta de luz. Entenda o novo modelo

26/03/2024

Em vários bairros do Rio, uma empresa de energia anuncia conta de luz até 20% mais barata que a da c...

Dia de Limpeza da Baía de Guanabara: chuvas adiam ações em 13 praias do Rio de Janeiro

26/03/2024

Por causa da previsão de chuvas fortes em todo o Rio de Janeiro até domingo, a terceira edição do Cl...

Ilha em Guarujá (SP) ganha selo de sustentabilidade inédito nas Américas

26/03/2024

Tradicional destino da Baixada Santista, Guarujá acaba de ter sua Ilha dos Arvoredos reconhecida com...

Rios da mata atlântica têm leve melhora na qualidade da água, aponta estudo

26/03/2024

A qualidade das águas dos rios que compõem a mata atlântica teve uma melhora gradativa, de acordo co...